Professor do Instituto de Computação lança livro em São Paulo

08/09/2015 15h53 - Atualizado em 11/09/2015 às 15h21
Professores Seiji Isotani e Ig Bittencourt são cooautores do livro

Jhonathan Pino - jornalista

Nos próximos dias 22 e 23 de setembro, o professor do Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Ig Ibert Bittencourt, participará da Conferência Web.br, na cidade de São Paulo. No evento, além de ser palestrante, o docente lançará o livro Dados Abertos Conectados: em busca da web do conhecimento.

Elaborado em parceria com Seijo Isotani, da Universidade de São Paulo (USP), a obra debate qual o papel dos dados abertos na construção da Web do futuro. Os professores discutem o conceito e as vantagens de criar um ecossistema para estruturação, disponibilização e consumo de dados no formato aberto. Além disso, traz informações dos princípios conhecidos como “Sistema 5 estrelas”, de classificação do grau de abertura dos dados disponíveis na web.

Ao abordar temas como Web Semântica, ontologias, modelagem de dados e padrões de compartilhamento de informação, o livro pretende dar ao leitor uma visão geral sobre dados abertos conectados e suas potenciais aplicações; informações de como modelar, publicar e consumir dados abertos, além do uso das tecnologias semânticas para disseminação dos dados e criação de aplicativos simples.

A ideia de publicação da obra surgiu na colaboração dos dois autores para o curso Dados Abertos Conectados do Brasil, ofertado pela Escola de Políticas Públicas. O livro já está disponível na página da Novatec.