Pinacoteca Universitária apresenta exposição Passagem

Abertura será na próxima quarta, 30, e fica em cartaz até 13 de novembro

25/09/2015 16h39 - Atualizado em 01/10/2015 às 09h25
Fotógrafa Renata Voss (Foto Vitor Braga)

Redação Ascom

A Pinacoteca Universitária recebe a exposição Passagem, da artista visual Renata Voss, aberta ao público até o dia 13 de novembro. A mostra tem curadoria de Eriel Araújo e reúne um conjunto de fotografias cujo conceito principal é o movimento.

A mostra está dividida em dois momentos: no primeiro salão, Renata traz uma série de panoramas fragmentados que mostram seus trajetos realizados durante suas idas e vindas à cidade de Maceió; no segundo salão, o movimento é representado pelo apagamento.

“A artista recorre ao passado e resgata alguns métodos primordiais da fotografia para revelar, apresentar ou deixar desaparecer o que um dia foi apreendido pelo ato fotográfico”, disse Eriel Araújo, curador da exposição.

A exposição faz parte da pesquisa que vem sendo realizada desde 2013 pela artista, no doutorado de Artes Visuais, com enfoque em processos criativos, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Processos de revelação, tais como a goma bicromatada, o papel salgado e a cinotipia são utilizados para tratar o movimento de desaparecimento.

Sobre a artista

Renata Voss é fotógrafa, alagoana, professora de fotografia da Escola de Belas Artes da UFBA, mestre em Artes Visuais e, atualmente, está cursando doutorado em Artes Visuais, também na federal baiana. Ela desenvolve trabalhos autorais desde 2004 e tem interesse por processos alternativos em fotografia, bem como na investigação dos diversos suportes que a fotografia pode assumir. Atualmente, vem desenvolvendo um trabalho que estabelece relações entre fotografia, movimento e memória.

Exposição: Passagem
Onde: Pinacoteca Universitária - Praça Visconde de Sinimbu, 206, 1º piso, Centro
Visitação: 1º de outubro a 13 de novembro, de segunda a sexta, das 8h às 18h)