Liga Acadêmica de Dermatologia realiza jornada em Maceió

1º Derma Tropical contará com a presença do especialista em Hanseníase, Heitor de Sá Gonçalves

18/09/2015 12h08

Jhonathan Pino – jornalista

No próximo sábado, 26 de setembro, a Liga Acadêmica de Dermatologia (Laderm), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), realiza o 1º Derma Tropical, evento que fará uma abordagem multiprofissional de doenças tropicais de pele da região. Nessa jornada, que acontecerá na Casa da Indústria, das 8h às 18h, a hanseníase e a leishmaniose tegumentar serão o foco da atenção.

Por meio de exposições teóricas e mesas-redondas, acadêmicos e profissionais debaterão o panorama da hanseníase no Brasil e em Alagoas. Serão abordadas as formas clínicas da doença e suas reações; o tratamento de úlceras; a atualização no diagnóstico; a reabilitação e o suporte psicológico ao paciente. O evento contará com a participação do dermatologista especialista em Hanseníase, Heitor de Sá Gonçalves, da cidade de Fortaleza-CE.

Também serão foco da discussão o cenário atual da leishmaniose; as ações profiláticas do profissional enfermeiro; o diagnóstico e o tratamento da leishmaniose tegumentar americana e a experiência terapêutica com a própolis vermelha.

A Laderm existe há um ano e conta com estudantes do curso de Medicina, que buscam se aprofundar nos temas e práticas da Dermatologia. No entanto, ao realizar o 1º Derma Tropical, o grupo de pesquisa quer reunir profissionais de Medicina, Enfermagem, Psicologia e Fisioterapia, para abordar patologias que, apesar de suas fortes presenças no país, continuam sendo negligenciadas pela sociedade.

Para participar, é necessário fazer a inscrição, comprando o ingresso com um dos estudantes organizadores, cujos contatos estão disponíveis no banner de divulgação acima. O investimento é de R$ 35,00 para graduandos e R$ 60,00 para profissionais da saúde.