Graduado na Ufal ganha prêmio internacional de Arquitetura

Projeto foi um dos três premiados numa bienal realizada na Argentina

25/09/2015 15h51 - Atualizado em 25/09/2015 às 19h35
Rafael dos Santos recebendo a premiação em Buenos Aires

Manuella Soares - jornalista

Um projeto arquitetônico de uma escola e um prêmio internacional. Esses foram os frutos do Trabalho de Conclusão de Curso de Rafael dos Santos, que terminou a graduação em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Alagoas em dezembro do ano passado. O prêmio, entregue este mês na Bienal Internacional de Arquitetura para Projetos Acadêmicos, foi pelo projeto de uma escola técnica pública pensada para ser de ensino integral que atende a dois bairros de Maceió.

Os três trabalhos premiados na Bienal Internacional de Arquitetura são da Argentina, Colômbia e o do ex-aluno da Ufal. Dos dez melhores projetos inscritos no concurso, o de Rafael foi o único realizado individualmente; o restante foram trabalhos em equipe.

O evento, organizado pela Universidade de Morón, aconteceu em Buenos Aires, Argentina, no Centro Cultural Recoleta. “Subir no mesmo palco onde grandes nomes da Arquitetura como Kai Uwe Bergmann, Norman Foster e Fernando Romero subiram como palestrantes, ídolos que admiro e me espelho, realmente foi uma sensação de grande alegria”, ressaltou Rafael.

O ex-aluno da Ufal conta que o projeto competiu com cerca de 400 candidatos de 52 universidades de 17 nacionalidades diferentes. Para passar pelas três etapas do concurso foi preciso desenvolver uma parte descritiva do projeto para apreciação dos jurados, produzir pranchas arquitetônicas em formato determinado e, por último, 45 trabalhos foram escolhidos para produzir um vídeo de quatro minutos com a explicação do processo criativo do desenvolvimento do projeto. Apenas os três melhores foram premiados.

A professora e vice-diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Ufal, Márcia Monteiro, parabenizou Rafael dos Santos pela trajetória enquanto aluno e se disse orgulhosa por ele ter trazido o prêmio para Alagoas. “Aproveito a oportunidade para parabenizar a FAU e os professores envolvidos diretamente com essa etapa de formação pela atuação dedicada e competente no processo de ensino e visão social, especialmente o professor Augusto Aragão, pela metodologia de ensino, levando o estudante a aprofundar reflexões e responder criativamente e de forma eficiente as demandas nas distintas escalas espaciais”, disse.

Sobre o aluno e o projeto premiado

O ex-aluno do curso de Arquitetura da Ufal, Rafael dos Santos, ingressou na instituição em 2009, teve a oportunidade de realizar um intercâmbio acadêmico na Universidade Autônoma do México e voltou para concluir os estudos na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Ufal.

Ele conta que a ideia da escola nasceu de um trabalho para a disciplina de Projeto Urbano, quando passou um ano analisando os bairros de Cruz das Almas e Jacarecica e constatou a carência de edifícios de ensino “Minha proposta de projeto para o meu TFG [Trabalho Final de Graduação] foi uma escola de tempo integral que inicialmente era pra atender a comunidade da Vila Emater, mas o projeto cresceu e se transformou em um grande polo educativo e esportivo que iria atender não só à Vila Emater, como também os dois bairros. Gostaria de agradecer, em especial, ao professor Augusto Aragão que foi meu orientador. Sua orientação foi de suma importância para eu ter ganho esse prêmio”, destacou Rafael dos Santos.

Clique aqui e assista ao vídeo produzido por Rafael