Estudantes de Medicina Veterinária aprendem e repassam conhecimentos em campo

Na região, eles enxergam diversas oportunidades e aproveitam para colocar a teoria na prática

23/09/2015 16h08 - Atualizado em 23/09/2015 às 16h14
Estudantes de Medicina Veterinária aprendem e repassam conhecimentos em campo

Manuella Soares – jornalista

Levar os conhecimentos de sala de aula para o campo, literalmente, é o principal objetivo do Grupo de Estudos de Animais de Produção (Geap). Formado por alunos do curso de Medicina Veterinária da Unidade de Viçosa da Universidade Federal de Alagoas, o grupo é coordenado pelo professor José Wilson Porto que, há 5 anos, promove o ensino prático dos graduandos.

Atualmente o grupo tem 18 alunos e se reúne semanalmente para programar atividades práticas com estudantes do primeiro ao nono período, em campo. É o que o professor Wilson chama de difusão de saberes, que vai além da sala de aula. “Nós trabalhamos difundindo tecnologia. Passamos para o produtor as técnicas novas que surgem de pesquisas que acontecem na Universidade e em outras instituições. Estamos fazendo essa interação entre a Ufal e as comunidades de Viçosa e entornos”, explicou Porto.

Oportunidade, por sua vez, de aprendizado em via dupla. Tanto os alunos adquirem mais conhecimentos, quanto os produtores rurais trocam experiências do que vivem diariamente. Os projetos de extensão vinculados ao Geap possibilitam o contato com a comunidade e às práticas profissionais, com visitas técnicas e palestras em fazendas e propriedades rurais que mensalmente recebem os alunos para demonstrações sobre diversas ações no campo.

Os alunos já puderam acompanhar o procedimento de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) em bovinos de corte, aliando o conhecimento adquirido em diversas disciplinas como Nutrição animal, Forragicultura, Zootecnia, Fisiologia, Teriogenologia e Obstetrícia Veterinária. Em outra visita a uma propriedade, os membros do Geap tiveram a chance de conhecer um pouco mais sobre a criação de Mangalarga Machador, além de obter informações sobre as competições da raça.

Treino para o futuro

Quando o aluno está envolvido nas atividades que serão suas práticas profissionais, é mais fácil despertar para a área que vai seguir. O professor Wilson Porto explica que já conheceu muitas histórias de estudantes que se abriram para a Medicina Veterinária e foram surpreendidos. “A Medicina Veterinária é uma ciência muito abrangente. O grupo faz com que o aluno acabe tendo outro pensamento sobre a profissão e decida trabalhar numa área totalmente diferente da que imaginava quando ingressou no curso”, ressaltou.

Além de ter uma visão mais ampla sobre as possibilidades de atuação, o coordenador do grupo de estudos conta que os estudantes também partilham da experiência das atividades docentes, com a apresentação de seminários e o estímulo para apresentações orais. Porto relata ainda que os graduandos já saem direcionados e, muitas vezes, para programas de doutorado.

Parcerias

Criado desde 2010, o Grupo de Estudos de Animais de Produção tem à frente um coordenador que busca ampliar o leque de oportunidades para as ações dos estudantes, assim como repassar o conhecimento para quem fará bom proveito dele. As parcerias com instituições e empresas visando a promoção do aprendizado garante palestrantes de excelência, além de cursos de alto nível e estágios para os alunos que estão perto de deixar a graduação para entrar no mercado de trabalho. Alguns deles são absorvidos nos locais onde estagiaram.

Recentemente, o Geap firmou parceria com a prefeitura da cidade de Coruripe e puderam desenvolver um projeto de extensão que foi importante para a comunidade. Os alunos da Ufal se tornaram agentes multiplicadores nas escolas municipais. Eles realizaram palestras em todas as escolas sobre temas variados que geram frequentes dúvidas nas comunidades rurais. Aquela criança que esteve atenta à aula pode repassar as informações na própria casa e extrair dali as melhores dicas para se tornar um futuro produtor.

Seja o manejo, a comercialização ou qualquer outro tema que desperte interesse de comunidades, cooperativas e associações, o Grupo de Estudos segue empenhado em se aprofundar nas técnicas que contribuem para o saber com habilidade e qualidade.