Engenharia Ambiental e Nutrição ganham 5 estrelas do Guia do Estudante

Selo de Qualidade será publicado pela revista às vésperas do Exame Nacional do Ensino Médio

11/09/2015 15h17 - Atualizado em 11/09/2015 às 17h43
Engenharia Ambiental e Nutrição ganham 5 estrelas do Guia do Estudante

Engenharia Ambiental e Nutrição ganham 5 estrelas do Guia do Estudante

Manuella Soares - jornalista

Dois cursos da Universidade Federal de Alagoas ganharam avaliação de 5 estrelas na edição mais recente do Guia do Estudante. Os cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e o de Nutrição, ambos do Campus A.C. Simões, em Maceió, receberam nota máxima pela revista, que passa a circular nas bancas a partir do próximo mês de outubro, com a edição Profissões Vestibulares 2016.

Até então, no Centro de Tecnologia (Ctec), apenas o curso de Engenharia Civil havia conquistado 5 estrelas. Para o coordenador de Engenharia Ambiental, professor Eduardo Lucena, a notícia é motivo de comemoração no ano em que o curso completa 10 anos de existência. “Isso significa que o curso está exercendo com qualidade suas atividades de pesquisa, ensino e extensão. Os alunos estão vibrando com esse resultado. Apesar das dificuldades que temos, conseguimos nota máxima”, ressaltou.

Também é a primeira vez que o curso de Nutrição ganha todas as estrelas do Guia do Estudante. Em contínuo crescimento, a diretora da Faculdade de Nutrição, Terezinha da Rocha Ataíde, conta que esse é o resultado de um trabalho coletivo. O curso, que já chegou a ter nota 2 na avaliação do MEC, prova que tem superado as dificuldades para erguer a graduação.

“Isso vem coroar o trabalho que estamos fazendo. É uma nota muito justa, porque não temos dúvida da qualidade do curso de Nutrição. Nosso corpo docente é qualificado e em processo de qualificação, temos alunos muito envolvidos nas atividades de iniciação científica e nas discussões sobre o destino do curso. A gente sabe que as avaliações anteriores não refletiam a real qualidade da nossa graduação. Nós conseguimos solucionar alguns problemas pontuais e meramente documentais que o MEC havia apontado como deficiência, então, essas 5 estrelas muito nos alegram”, enfatizou Terezinha.

Outros cursos recebem 4 e 3 estrelas

Vinte e cinco cursos ofertados pela Ufal receberam 4 estrelas, segundo os avaliadores da publicação. Entre eles, Ciência da Computação, do Campus Arapiraca; Pedagogia, em Delmiro Gouveia; Ciências Contábeis, na Unidade de Santana do Ipanema; Agronomia, no Centro de Ciências Agrárias (Ceca); Serviço Social, na Unidade de Palmeira dos Índios, e outros cursos de graduação do Campus A.C. Simões, sendo oito deles na área de exatas e nove nas humanidades.

O Guia do Estudante é uma publicação que anualmente reúne a avaliação das melhores universidades do país. São analisados critérios como qualificação docente, participação em atividades de iniciação científica e grade curricular, por exemplo. O conteúdo serve como referência para os candidatos a uma vaga nos cursos de graduação e que ainda tenham dúvida sobre o que escolher ou onde estudar.

Para os alunos mais decididos, a revista é importante para saber como o ensino superior está sendo conceituado. O Guia Profissões Vestibulares 2016 estará disponível no mês em que será aplicado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na edição de 2015, outros 17 cursos da Ufal também foram estrelados pelos avaliadores e ganharam 3 estrelas. Cada coordenador dos cursos avaliados já recebeu o Selo de Qualidade com o número de estrelas conquistadas.

Confira a lista completa no anexo abaixo.