Universidade Solidária é oportunidade para projetos de extensão conseguirem recursos

Inscrições para o Prêmio Santander ocorrem até o dia 17 de setembro

06/08/2015 14h07 - Atualizado em 06/08/2015 às 14h12

Jhonathan Pino - jornalista

Entre os Prêmios Santander, talvez o que gere maior impacto social seja o Universidade Solidária, que busca fomentar e apoiar tecnicamente a implementação de projetos de extensão universitária, voltados para o social, e promover o desenvolvimento sustentável com ênfase na geração de renda, em parceria com Instituições de Ensino Superior (IES) e comunidades de todo o país. Os oito melhores projetos são reconhecidos com premiação de R$ 100 mil, cada um, para sua atuação pelos próximos dois anos.

As inscrições já começaram e ocorrem até 17 de setembro na página do Santander. Elas devem ser feitas por professores de instituições de ensino superior, que assumirão a função de coordenadores dos projetos. Além deles, até dez estudantes podem participar do projeto, como integrantes da equipe executora.

A segunda etapa tem início com o término do período de inscrições e ocorrem até o dia 28 de outubro, quando serão divulgados os 18 projetos finalistas. Nela, os projetos pré-selecionados serão visitados por profissionais da Comissão Julgadora para a produção de um relatório que subsidiará a etapa de seleção.

A indicação dos oito projetos vencedores ocorre no dia 10 de novembro e dois dias depois será divulgado o resultado final, na cidade de São Paulo. Para chegar nessa terceira etapa, os projetos serão avaliados conforme a qualidade da justificativa de escolha da comunidade; a adequação do projeto ao tema desenvolvimento sustentável, com ênfase em geração de renda; a capacidade técnica da equipe executora; as estratégias para o envolvimento da comunidade na execução do projeto; a viabilidade financeira, técnica e institucional para a execução, além do apoio institucional da IES ao projeto.

Além dos prêmios de R$ 100 mil para os vencedores, divididos em duas parcelas, para cada ano de execução, todos os inscritos poderão participar de um curso on-line de empreendedorismo, ofertado pela Babson College.

Equipe da Unidade Viçosa venceu prêmio em 2012

A Ufal já tem uma boa história para ser contada nesse prêmio. Em 2012, o projeto Carroceiro VET Legal, ligado ao curso de Medicina Veterinária, da Unidade de Ensino Viçosa, foi um dos vencedores. Ele foi desenvolvido como forma de ofertar esclarecimento e orientação aos carroceiros quanto ao manejo e ao bem-estar de seus animais, além de prestar serviço assistencialista multidisciplinar à comunidade.

O Carroceiro VET Legal é coordenado pelo professor Pierre Escodro e se trata de uma das ações do Grupo de Pesquisas em Equídeos (Grupequi), parte da linha de pesquisa Bem-Estar Animal e Sustentabilidade Social