Universidade apoia Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação

Instituição é parceira do evento por meio da Incubadora de Empresas de Alagoas

05/08/2015 12h52

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Incubadora de Empresas de Alagoas (Incubal), apoia a realização do Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação (PBAI). Em sua terceira edição, a iniciativa do prêmio é identificar e reconhecer produtos e processos inovadores realizados por empresas brasileiras e alemãs instaladas em nosso país, além de catalisar oportunidades que promovam a relação Brasil-Alemanha.

Os projetos serão avaliados pelo grau de inovação e por aspectos como ineditismo, impacto na empresa, na sociedade e no meio ambiente, assim como possíveis relações com empresas e instituições alemãs utilizadas para o seu desenvolvimento. As inscrições são gratuitas e vão até dia 24 de agosto, por meio do site oficial.

Para a Incubal, o apoio a este evento é importante, visto que valoriza a inovação e o empreendedorismo. “O comportamento empreendedor deve ser cultivado por todos como forma de mudar a nossa realidade para melhor e, aliado à inovação, encontrar novas alternativas para solucionar problemas do dia a dia de forma eficaz e criativa”, explicou Carolina Conde, uma das integrantes da incubadora.

Ainda segundo ela, dentro da premiação existem categorias que representam o público atendido por incubadoras de empresas brasileiras, inclusive pela Incubal. “Então, o reconhecimento para inciativas deste perfil de empresários são sempre bem-vindas e estimulam o comportamento empreendedor em outras pessoas”, concluiu Carolina.

Categorias da disputa

Este ano, o prêmio conta, com duas categorias:

• Desafio, onde empresas brasileiras ou alemãs instaladas no Brasil, que tenham desenvolvido projeto de inovação tecnológica, produto ou processo, voltado para geração e uso eficiente de energia. Nesta categoria, poderão se inscrever empresas de todos os portes;
  • Categoria Startups e PMEs: empresas brasileiras ou alemãs instaladas no Brasil, que tenham desenvolvido projeto de inovação tecnológica, produto ou processo, cujos resultados impactaram significativamente no negócio e na sociedade. Nesta categoria, poderão se inscrever somente empresas com faturamento até R$ 60 milhões.

Vencedores

O anúncio dos vencedores acontece no dia 12 de novembro, após o Seminário Brasil-Alemanha de Inovação. O evento, que também chega a sua 3ª edição e é realizado tradicionalmente na mesma data, conta com apresentações de grandes executivos e representantes da esfera pública e busca promover o intercâmbio de conhecimento e o networking diferenciado, por meio de palestras e round-tables com temas de alta relevância para a indústria brasileira.