Reitor recebe brasileiro considerado referência mundial da Pedagogia Dalcroze

Visita integrou programação da Escola Técnica de Artes

19/08/2015 10h49 - Atualizado em 19/08/2015 às 13h47
A professora Rita Namé acompanhou o professor Iramar Rodrigues ao gabinete do reitor

A professora Rita Namé acompanhou o professor Iramar Rodrigues ao gabinete do reitor

Diana Monteiro – jornalista 

A recente visita feita pelo professor Iramar Rodrigues ao reitor Eurico Lôbo, em seu Gabinete, marcou mais uma etapa de programação de atividades da Escola Técnica de Artes (ETA). Pedagogo musical com vasta experiência em todo o mundo, inclusive na China, Iramar é brasileiro, mas reside na Suíça onde é professor do Instituto Dalcroze, em Genebra. Ele esteve na Universidade Federal de Alagoas, de 3 a 7 deste mês, ministrando a 5ª Oficina da Pedagogia Dalcroze, utilizada no mundo ocidental para a educação nas artes. 

A convite da diretora Rita Namé, já é o quinto ano que Iramar Rodrigues vem à Universidade Federal de Alagoas ministrar oficina de aprimoramento e aprofundamento da Pedagogia, cuja técnica é uma ferramenta básica para o professor de licenciatura nas diversas linguagens artísticas. “A procura pela oficina foi além das vagas ofertadas, 60, inclusive contou com participação de pessoas de outros estados”, frisou Rita. 

Técnica 

A Rítmica Dalcroze foi criada no início do século 20, pelo músico e pedagogo austro-suíço Émile Henri Jaques (1865-1950), que adotou o nome artístico de Dalcroze. A técnica promove a integração da melodia musical com a expressão corporal, e inicialmente era utilizada para ensinar música. Com o tempo, porém, os princípios dessa pedagogia passaram a influenciar outras áreas, notadamente a dança, as artes cênicas e a educação física.