Profissionais do HU disseminam informações sobre amamentação

Programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno intensifica estímulo à amamentação

03/08/2015 15h44 - Atualizado em 03/08/2015 às 15h45
Ação está sendo desenvovlida no HU durante esta semana

Ação está sendo desenvovlida no HU durante esta semana

Ascom HU

A programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno, iniciada no domingo (2), vai intensificar no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) o repasse de informações sobre os benefícios da amamentação para bebês e mães. Este ano, porém, a iniciativa conta com a participação de fonoaudiólogos, cuja categoria é especializada no auxílio à amamentação e promove anualmente uma campanha nacional de estímulo a essa prática saudável e extremamente importante para o crescimento das crianças.

O Serviço de Fonoaudiologia do HU, em parceria com a Unidade de Reabilitação e a Liga Interdisciplinar de Saúde da Criança, montou atividades para esta semana, como palestras ilustradas; encenação sobre amamentação; construção de mural sobre os mitos e verdades relacionados à amamentação; e uma roda de conversa sobre direitos da mulher que amamenta.

“São ações valiosas para disseminar conhecimento sobre amamentação e reforçar que o aleitamento materno só traz benefícios”, enfatizou a coordenadora do Banco de Leite do HU, Rosângela Simões. Além dos benefícios nutricionais, imunológicos e emocionais, a amamentação tem efeito positivo para o sistema neuromuscular da boca se desenvolver de forma equilibrada.

“A amamentação favorece a respiração nasal, o futuro alinhamento dos dentes, assim como prepara o desenvolvimento da linguagem, da fala e da mastigação”, enfatizou a fonoaudióloga Conceição de Santana, que trabalha com recém-nascidos na UTI Neonatal do hospital.