Fórum promove manifesto em favor da educação a distância

Mobilização será na próxima segunda, 24; campanha pretende conseguir 500 mil assinaturas

21/08/2015 15h53 - Atualizado em 25/08/2015 às 19h27

Jacqueline Freire – jornalista colaboradora

O Fórum de Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil (UAB) deu início, na segunda-feira (24), a uma campanha em favor da manutenção do orçamento para educação a distância. A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) tem 3.700 alunos nessa modalidade de ensino e apoia a mobilização, por meio da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied). O movimento é nacional e pretende conseguir 500 mil assinaturas. A petição deve ser enviada à presidente Dilma Rousseff, ao Congresso Nacional, à Câmara dos Deputados e ao Senado.

O Sistema UAB foi instituído para desenvolvimento da modalidade de educação a distância, visando a expansão e a interiorização da oferta de cursos e programas de educação superior no País, conforme prevê o Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006. Essa modalidade atende indiretamente a cerca de 11% da população brasileira. São 170 mil alunos em programas de formação e mais 120 mil formados.

A UAB está presente com polos de apoio presencial em mais de 700 cidades do Brasil. Apesar dos números e dos aspectos positivos hoje a UAB trabalha no limite dos seus recursos o que pode inviabilizar a continuidade do sistema. Mais informações pelo endereço eletrônico manifestouab@gmail.com

Clique aqui e leia petição. Assista também ao vídeo aqui