Curso da Ufal realiza 1º Filé Teatral, no Jofre Soares

Evento terá início a partir da próxima segunda, 31, e segue até 7 de setembro

25/08/2015 16h07 - Atualizado em 25/08/2015 às 19h14

Jacqueline Freire – jornalista colaboradora

O curso de licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Alagoas realiza entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro, no Teatro Jofre Soares, o 1º Filé Cultural – Colóquio Internacional de Artes Cênicas e Cultura Popular da Ufal. Com o tema As tramas do teatro unindo os fios da pedagogia e trançando a renda cênica, o evento é aberto ao público e trará na abertura a apresentação Cultura Cênica Popular: da Commedia Dell’Arte ao Boi Alagoano.

Em destaque no Filé Teatral a presença do casal de professores italianos Donato Sartori e Paola Piizzi, da Universidade de Padova Itália e do Museu Internacional de Máscara, que são personalidades conhecidas mundialmente por serem os herdeiros da confecção de máscaras da Commedia dell'Arte. Segundo o professor Ivanildo Piccoli, organizador do evento, a programação está bem vasta e recheada de cultura popular e alagoana, que é o propósito no curso de licenciatura em Teatro.

Este ano, comemora-se 470 anos de existência de registro da Commedia dell'Arte, e da profissionalização do ator, e como consequência também o uso da máscara nesse gênero de teatro. Além disso, os professores vão falar sobre o trabalho no Museu de máscaras teatrais em Padova, o único da Itália, além do centro de estudos de criação de máscaras que este ano está completando 30 anos consecutivos de atividades formadoras. Eles também são professores da Universidade de Padova e este ano também estão em comemorações do centenário de nascimento do pai de Donato que era escultor famoso na Europa.

Inscrições de trabalhos

Pesquisadores da área cênica que quiserem apresentar trabalhos têm até o próximo sábado, 29 de agosto, para enviar suas inscrições de banners, apresentação em espaço aberto ou desmontagem, apresentação de cena curta ou de espetáculo. A programação final será divulgada no domingo, 30 de agosto. Para receber certificado como ouvinte, também é preciso fazer inscrição no site.

Mais informações por e-mail: fileteatral@gmail.com.