Consuni aprova mais cursos de pós-graduação para a Ufal

Algumas propostas ainda serão submetidas à Capes, mas o mestrado profissional em rede já está aprovado com nota 4

18/08/2015 12h09 - Atualizado em 27/08/2015 às 11h31

Manuella Soares - jornalista

O Conselho Universitário da Universidade Federal de Alagoas aprovou na última sessão ordinária cinco projetos de pós-graduação stricto sensu, sendo quatro mestrados e dois doutorados. Entre os cursos levados para apreciação dos conselheiros estão um mestrado profissional, o Profnit, já com aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e dois mestrados para o Campus Arapiraca. Um deles, será o de Medicina Veterinária, na Unidade de Viçosa, e o outro em Penedo.

O mestrado em Medicina Veterinária oferece duas linhas de pesquisa: Inovação e desenvolvimento de tecnologias em sanidade animal e saúde pública; e Desenvolvimento de técnicas e estratégias para o Agronegócio - Reprodução e Produção Animal. O outro programa de pós-graduação será o mestrado em Desenvolvimento Local, na Unidade de Penedo, agregando o corpo docente nas áreas de Economia, Biologia, Engenharia de Pesca, Geografia, Turismo, Meteorologia e Sociologia. Serão ofertadas as seguintes linhas de pesquisa: Recursos pesqueiros, meio ambiente e desenvolvimento; e Dinamismo social, econômico e políticas públicas.

Já no Campus A.C. Simões, em Maceió, a Faculdade de Medicina vai submeter à Capes o mestrado em Ciências Médicas, cuja área de concentração é a produção de conhecimentos em epidemiologia, etiopatogenia, clínica, diagnóstico e tratamento, incluindo suas inovações das doenças que acometem o ser humano. A Ufal também terá um novo mestrado profissional, já com aprovação da Capes, que tem a proposta de ser realizado em rede com outras instituições.

Sobre o mestrado profissional

O Profnit (Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação), é uma associação articulada pelo Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), com pesquisadores vinculados à Instituições Federais de Ensino Superior. As Ifes que congregam o grupo são: Ufal, as federais da Bahia (UFBA), de Pernambuco (UFPE), do Rio de Janeiro (UFRJ), de Roraima (UFRR) e de Santa Catarina (UFSC), institutos federais da Bahia (IFBA) e do Ceará (IFCE), UEM, Uesc, UNB e UniCentro.

A proposta desse mestrado é formar profissionais para atuar nas competências obrigatórias por Lei dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs). A estrutura é similar a outros programas já existentes na Ufal, como Renorbio, Profmat e Profqui. Serão oferecidas duas linhas de pesquisa no Profnit: Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologias. Aprovado com nota 4 pela Capes, a proposta é ter como sede inicial a UFBA.

Doutorados stricto sensu

Os cursos de doutorado aprovados pelo Conselho da Ufal foram em Informática e em Nutrição. O Instituto de Computação, vai incluir o doutorado no Programa de Pós-graduação em Informática com as linhas de pesquisa: Engenharia de Sistemas Computacionais e Computação Visual e Inteligente. Já a proposta do doutorado em Nutrição precisou de adequação e reformulação para ser apreciada novamente no Conselho Universitário, depois que a Capes não autorizou o credenciamento.

O novo curso stricto sensu tem por objetivo promover o aprimoramento de profissionais para exercer atividades de pesquisa e docência em universidades e demais campos de trabalho, associados ao desenvolvimento científico-tecnológico e ao ensino da Nutrição Humana. Também serão ofertadas duas linhas de pesquisa: Nutrição em Saúde Pública (NSP) e Bases Experimentais e Clínicas da Nutrição (BECN).