Campus Arapiraca sedia 2º Encontro de Matemática do Agreste Alagoano

Inscrições estão abertas até dia 24 de agosto, início do evento

11/08/2015 19h04

Jhonathan Pino - jornalista

Entre os dias 24 e 28 deste mês, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realiza 2º Encontro de Matemática do Agreste Alagoano, organizado por docentes e discentes do curso de licenciatura em Matemática do Campus Arapiraca. As inscrições estão abertas no endereço eletrônico do evento.

Na programação estão previstas a mesa-redonda Ensino de Matemática e Laboratório de Aprendizagem, com os professores Alcindo Teles Galvão, Carloney Alves de Oliveira e Vanessa da Silva Alves, todos da Ufal, e o minicurso História e Filosofia da Matemática: Leibniz e os conceitos de Função e Raiz Imaginária, ministrado por William de Siqueira Piauí, da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Entre palestrantes e convidados do evento estão Antônio de Andrade e Silva, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que abordará Equações Polinomiais e Matrizes Circulantes; Demacio Costa de Oliveira, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, com o tema Grupos de pontos de uma molécula; Lino Marcos da Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que traz O uso de precondicionadores na resolução de Sistemas Lineares; Simone Silva da Fonseca (UFS), com a temática Como se forma o professor pesquisador? e Lucas de Stefano Meira Henriques, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que debaterá o tema Usando Geometria Analítica para estudar Funções, uma proposta de ensino para a Educação Básica.

Da Ufal, também participarão Luis Guillermo Martinez Maza, com Uma Fórmula para a Área de um Polígono; Isnaldo Isaac Barbosa abordando Vibrações. Um pouco sobre Equações Diferenciais Parciais; além dos professores Rodrigo Fernandes de Moura MeloMarcio Aurélio Lins dos Santos e Lucia Cristina Silveira Monteirocom temas ainda não informados.

Formando o professor pesquisador

O Encontro tem o objetivo de proporcionar a divulgação científica em matemática do Agreste alagoano, além de pôr em contato professores de matemática da educação básica na construção de novas práticas metodológicas. Neste ano, com o tema Formando o professor pesquisador, o evento irá colocar em debate a necessidade de o profissional da educação manter-se atualizado com as evoluções e novas descobertas de seu próprio setor.

Uma das bandeiras levantadas pelo encontro é a integração entre Matemática Pura, Educação Matemática e Matemática Aplicada. “Entendemos que é de suma importância o contato de profissionais que lidam com a matemática na educação, na abstração e na aplicação, pois é cada vez mais necessário que tenhamos um matemático que saiba lidar com diferentes situações”, define a página do evento.