Psicóloga lança livro infantil sobre Autismo

Juliana Nicácio é formada em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas e, atualmente, é professora universitária na Bahia

27/07/2015 10h25 - Atualizado em 28/07/2015 às 08h52

Redação Ascom

A psicóloga e professora da Universidade do Estado da Bahia Campus VIII Paulo-Afonso (UNEB) Juliana Nicácio lançou, na semana passada, o livro infantil O Astronautista.

Em O Astronautista, o menino Tom tenta fazer amizade com Nando, um menino autista, e nessa busca aprende com as diferenças entre os mundos dos dois. O intuito é falar de inclusão, descrevendo alguns comportamentos autistas e a dificuldade de interação social.

Para Juliana, o livro traz para as crianças, de forma simples e singela, a necessidade de compartilhar os seus mundos, independente de se ter ou não autismo. Ela destaca que a educação inclusiva é um tema que vem sendo bastante abordado.

Depois de trabalhar com crianças, adolescentes e familiares de autistas, algumas características são marcantes no desenvolvimento das pessoas com autismo, entretanto prefiro fugir dos nomes transtorno, doença, síndrome, por entender que, para além de tudo isso que denomina e descrimina o Autismo, há um ser cheio de sonhos, possibilidades e habilidades pronto a ser visto. Assim, a nós cabe olhá-los de forma diferente como um ser na sua intensa e diferente forma de ser HUMANO”, afirma Juliana Nicácio.

O Autismo, de acordo com a Associação dos Amigos Autistas (AMA), é um transtorno que afeta três áreas do desenvolvimento: déficits na comunicação e na interação social, comportamentos repetitivos e áreas restritas de interesse. Vem ganhando destaque por sua singularidade de características e pelas diferenças individuais encontradas em cada autista.

Juliana Nicácio é psicóloga formada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com pós-graduação em Gestão Escolar e Pedagogia Empresarial. Integra o Núcleo de Educação Especial e Inclusiva da Universidade do Estado da Bahia e do Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado do município de Santa Brígida.

*O livro O Astronautista estará disponível para venda na Livraria Infantil Crescer, situada em Paulo Afonso, ou entrando em contato com a autora através do e-mail psicju@hotmail.com.