Professores da Ufal recebem auxílio para apresentar trabalhos fora do Estado

Incentivo da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas beneficiou quatro docentes da instituição

14/07/2015 17h48 - Atualizado em 14/07/2015 às 19h15

Manuella Soares - jornalista

A oportunidade de divulgar o que está sendo pesquisado na Universidade Federal de Alagoas em outros estados e até mesmo fora do país tem sido incentivada por meio de editais internos e de instituições parceiras. A Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal) divulgou a primeira lista dos beneficiados pelo edital de Auxílio à Participação em Reunião Científica, que contempla sete docentes, sendo quatro da Ufal.

O professor Ranulfo Paranhos dos Santos Filho, do Instituto de Ciências Sociais (ICS) vai apresentar trabalhos na área de Ciência Política no 8º Congresso Latinoamericano de Ciência Política (Alacip), em Lima, no Peru. José Alexandre da Silva Júnior, também do ICS, participará do mesmo evento, apresentando um trabalho sobre o índice brasileiro de criminalidade. Outro evento internacional terá representante da Ufal, no final de julho, em Athenas, na Grécia. Será o professor Ronaldo Ferreira de Araújo, que leva o trabalho intitulado Representation of Informtion Technology in Information Science: an analysis of classification schemes (1987-2007).

As pesquisas realizadas na Ufal também são destaques em evento no país, como é caso do trabalho Entre o apelo da ética e as contingências da política, o campo da diplomacia dos Direitos Humanos, que será apresentado em Belo Horizonte-MG. O professor André Luís Nascimento dos Santos vai levar o nome da Universidade ao 5º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais.

A Fapeal liberou os primeiros R$ 16 mil, do total de R$ 100 mil, referentes ao edital que ainda está aberto para mestres e doutores com vínculo empregatício em instituições de ensino e pesquisa de Alagoas, públicas ou privadas. O restante dos recursos vai contemplar trabalhos científicos originais e inéditos aprovados para comunicação em eventos acadêmicos e técnicos nos meses de setembro até dezembro deste ano. Os interessados em participar podem se inscrever de acordo com o cronograma do Edital Fapeal nº4/2015 - ARC, disponível no site da Fundação.