Professor de Percussão da Ufal participa de Festival Internacional

Augusto Moralez foi o único brasileiro a se apresentar no evento, realizado na Argentina

27/07/2015 10h47 - Atualizado em 31/07/2015 às 12h43
Professor Augusto Moralez em sua apresentação no Festival Internacional de Percussão

Redação Ascom

Em junho passado, foi realizado o 13º Festival Internacional de Percussão Patagônia na cidade de General Roca, na Argentina. O evento contou com a participação do professor de Percussão da Escola Técnica de Artes (ETA) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Augusto Moralez, que apresentou um repertório inédito com obras brasileiras para vibrafone.

Dentre os 18 músicos convidados para se apresentarem no Festival, Augusto Moralez foi o único brasileiro a participar do encontro e sentiu-se honrado pelo convite. “Foi maravilhoso. É uma alegria participar de um evento com músicos de nível tão alto e poder apresentar a produção percussiva de nossa universidade. Nesse evento, tive a oportunidade de tocar e conviver com músicos de altíssima qualidade”, revelou.

Esta foi a segunda participação do professor no maior evento de percussão da América Latina. A primeira vez foi em 2006, quando apresentou um espetáculo de percussão e marionetes chamado Gilmamesh, o rei dos sapos de Uruk, no qual era percussionista e compositor das trilhas sonoras. “Dessa vez pude me apresentar como solista, mostrando um repertório repleto de obras comissionadas e estreadas por mim, além de dar uma master class sobre técnicas de teclados de percussão”, disse Moralez.

Sobre Augusto Moralez

Augusto Moralez é formado em Percussão Erudita pela Universidade Estadual Paulista, mestre em Performance Musical-Percussão pela Universidade Federal de Goiás e doutorando em Performance Musical-Percussão pela Universidade Estadual de Campinas e especializado em Teclados e Percussão pelo Conservatório de Strasbourg, na França.

Como percussionista, recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais, com destaque para o Prêmio Ady Mootz na Competição Internacional de Percussão em 2009, em Luxemburgo. Ao longo de sua carreira, Moralez atuou em orquestras, grupos de câmara e espetáculos de teatro musical nacionais e internacionais. Atualmente, desenvolve um projeto de encomenda de novas obras para vibrafone chamado Amerifone, que já conta com mais de 20 estreias realizadas em concertos em diversas cidades e festivais internacionais no Brasil, na França, Espanha e Argentina.