Hospital Universitário fará mutirão para cirurgia de catarata em agosto

Diagnóstico e encaminhamento de pacientes ao tratamento cirúrgico será feito em 8 de agosto, sábado, a partir das 8h

29/07/2015 12h21
Hospital Universitário fará mutirão para cirurgia de catarata em agosto

Ascom HU

O Ambulatório de Oftalmologia do Hospital Universitário (HU) realiza no próximo dia 8 de agosto, sábado, um mutirão para triagem de pacientes que precisam fazer cirurgia de catarata. A consulta com os médicos acontecerá a partir das 8h para diagnóstico da doença e encaminhamento para os exames pré-cirúrgicos. A triagem, exames e cirurgia no Hospital Universitário são gratuitos, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O mutirão é direcionado às pessoas com idade a partir dos 50 anos, quando a catarata costuma se manifestar, e que tenham dificuldade de enxergar. Cerca de 10 oftalmologistas residentes e cinco médicos do ambulatório do Hospital estarão fazendo o atendimento desse público. A equipe informa que qualquer cidadão pode ter acesso ao mutirão e que a pessoa deve comparecer ao hospital munido dos documentos pessoais (identidade, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência) para abertura do prontuário.

Sobre a doença

A catarata ainda é a principal causa de cegueira reversível entre os brasileiros, apesar do tratamento cirúrgico ser garantido pelo SUS. A doença embaça a lente natural do olho, chamada cristalino, e deixa a visão borrada, embaçada e causa dificuldade para enxergar principalmente à noite.

Os oftalmologistas esclarecem que não existem medicamentos, colírios, exercícios ou óculos que melhorem ou previnam o surgimento da catarata e que a única possibilidade de curar a doença é com a cirurgia, por isso, todo paciente com catarata possui indicação para fazer a operação.