Escola Técnica de Artes promove oficina de Dalcroze

Atividade será ministrada pelo professor Iramar Rodrigues do Instituto de Dalcroze de Genebra

27/07/2015 12h52 - Atualizado em 27/07/2015 às 15h01
Professor Iramar Rodrigues ministrará Oficina

Professor Iramar Rodrigues ministrará Oficina

Keila Oliveira – estudante de Jornalismo 

Entre os dias 3 e 7 de agosto, a Escola Técnica de Artes (ETA) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promove das 8h às 13h, a 5ª Oficina Dalcroze de Pedagogia Musical – Cada som um movimento, cada movimento um som. A atividade será na sala da Orquestra, no Espaço Cultural, e será ministrada pelo professor Iramar Rodrigues, estudioso e docente do Instituto Dalcroze de Genebra. 

A rítmica Dalcroze foi criada no início do século 20, pelo músico e pedagogo austro-suíço Émile Henri Jaques (1865-1950), que adotou o nome artístico de Dalcroze. A técnica promove a integração da melodia musical com a expressão corporal, e inicialmente era utilizada para ensinar música. Com o tempo, porém, os princípios dessa pedagogia passaram a influenciar outras áreas, notadamente a dança, as artes cênicas e a educação física. 

A oficina que é voltada para alunos e profissionais de Música, Dança, Educação Física e Psicologia pretende dar continuidade a essa pedagogia tão utilizada no mundo ocidental para a educação nas artes, como uma ferramenta básica para o professor de licenciatura nas diversas linguagens artísticas.