Cultive seu espírito empreendedor e ainda ganhe prêmios do Santander

Chance para aqueles que têm boas ideias, mas não teve oportunidade de colocá-las em prática

20/07/2015 11h32 - Atualizado em 30/07/2015 às 18h11

Jhonathan Pino - jornalista 

Neste ano, cinco ideias que apresentem soluções de inovação em produtos, serviços ou em processos receberão prêmios de R$ 100 mil e seus criadores ganharão bolsas de estudos na Babson College, em Boston, além de mentoria e cursos on-line da Endeavor. Quer ser um deles? Então conheça as regras para participar do Prêmio Santander Empreendedorismo. 

O prêmio consiste em cinco etapas, a primeira já teve início e se encerra com as inscrições, que ocorrem até o dia 17 de setembro, na página do Santander. Além de preencher a ficha de inscrição com seus dados pessoais, nessa etapa é necessário colocar a “cuca” para funcionar e sintetizar suas ideias e atitudes em um Resumo da Oportunidade Empreendedora. 

As inscrições podem ser feitas individualmente ou em grupos, e não há restrições para o número de participantes. No entanto, é necessário que cada projeto tenha um orientador, que também seja docente da universidade. Já escolheu o seu? 

Hora de cruzar os dedos 

Em 1º de outubro pode começar a bater na madeira porque é nesse dia que o negócio começa a ficar sério. Essa é a data que os 150 melhores resumos da Oportunidade Empreendedora são selecionados. Preste bem atenção nos critérios abaixo, para não fazer feio e ser parte daquele seleto grupo. 

O Edital diz que os resumos serão avaliados de acordo com o potencial de inovação do projeto, seja no produto, no mercado ou em processos; se ele é viável, ou melhor, capaz de ser desenvolvido pelos “cabeças” e se ele tem um mercado consumidor. Nem adianta viajar na maionese, o projeto tem que ter potencial lucrativo mesmo. 

Mas como nem é só de dinheiro que vive o homem, o projeto também será avaliado pelo poder de inclusão social que ele possui. Além disso, questões como preservação de meio ambiente, sustentabilidade e geração de empregos têm que ser pensadas, afinal, você não quer ser conhecido como o “Senhor Burns”? 

Nada de parar no meio do caminho 

Se você for aprovado, ainda estará cedo para ganhar uma estrelinha de bom aluno. É que na terceira etapa serão apenas oito dias para o envio do “Projeto da Oportunidade Empreendedora”. Caso siga os critérios direitinho, a passagem para a quarta etapa será automática.

A quarta etapa é dividida em duas fases: uma regional e outra nacional. A primeira delas é chamada de semifinal e é o momento em que, no máximo, 45 projetos das cinco regiões são selecionados, sendo um terço delas exclusivas para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. 

Para a avaliação dos resumos, além dos mesmos critérios da segunda etapa, a experiência e a capacidade da equipe para desenvolver os produtos e serviços, além das competências gerenciais para tocar o negócio, serão levadas em consideração. 

No dia 20 de outubro sai o resultado das semifinais e no dia 29 do mesmo mês serão anunciados os 15 finalistas, que passarão por treinamento para apresentação de seus trabalhos no dia 11 de novembro, na cidade de São Paulo. O resultado final, com o nome dos cinco vencedores, será divulgado logo no dia seguinte. E, agora, um bizu para vocês: um trabalhos a receber os louros será da área de Soluções em Meios de pagamento. 

Ufal no Prêmio 

Fabiana Toledo conhece bem o caminho das pedras. Ela foi selecionada por dois anos seguidos para as etapas finais. Em 2008, a estudante do mestrado em Modelagem Computacional da universidade Federal de Alagoas desenvolveu o T-Curso, software de educação a distância que utiliza a plataforma da televisão digital. À época, Fabiana defendeu a instalação do programa nas set-top boxes – conversores de sinais analógicos para digitais – o que possibilitaria que emissoras e grupos acadêmicos utilizassem a televisão como plataforma de ensino com maior eficácia. Em 2009 ela chegou novamente às semifinais.