Veja atividades do Eixo temático “Atenção Integral à Saúde” para o segundo dia do Caiite

Tratamento de câncer, farmácia clínica e pressão arterial são temas abordados nesta terça

15/06/2015 21h45

Jhonathan Pino - jornalista

O Eixo 4 do Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite) está com uma programação repleta de oficinas e mesas-redondas. Elas ocorrem simultaneamente em nove salas – Gogó da Ema, Maceió, Jaraguá, Jacarecica, Catolé Caranguejo, Cambona, Calunga e Bordado Filé – nos três horários. A Pró-reitora de Extensão da Universidade Federal de Alagoas, por exemplo, inicia suas oficinas de Inverno, com a Capacitação de cuidadores para noções básicas de glicemia capilar, pressão arterial e curativos. Ela está dividida em duas partes, a primeira delas, ocorre das 14h às 17h e a segunda, das 19h às 22h.

Nesta oficina, em ambos os horários, os professores Marcos André dos Santos, Lays Pedrosa Costa e Andrés Soares irão abordar a Teoria de Wanda Horta de Aguiar, a partir de uma pequena introdução teórica e um treinamento prático de técnicas atuais de enfermagem. Para isso, serão utilizados insumos para glicemia, aferição da pressão arterial e realização de curativos em simulações. A atividade acontece na Sala Gogo da Ema.

No mesmo dia acontece a oficina de Farmácia Clínica, ministrado pela professora da Escola de Enfermagem e Farmácia da Ufal, Maria das Graças Leopardi. A atividade irá abordar os temas relacionados aos processos e práticas da área. Ela acontece na Sala Calunga, das 9h às 12h.

Em outra sala, Maceió, estarão reunidos numa mesa-redonda a professora da Ufal e Maria Cristina de Campos, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Unicsal), além dos profissionais Rênnia Feitosa e Marcone Braga, do Hospital Universitário (HU). Eles irão abordar a conjugação de três tipos de tratamentos usados para o câncer e discutir os tratamentos oncológicos em pediatria. A atividade acontece das 14h às 17h.

A Uncisal, o Centro Universitário Cesmac e o Centro Universitário Tiradentes (Unit) ocupam outras salas com mais algumas dezenas de atividades.

Veja programação acadêmica.