Projeto promove Oficina Culinária para idosos institucionalizados

Na ocasião, idosos aprenderam receitas saudáveis e saborosas

15/06/2015 20h59 - Atualizado em 15/06/2015 às 21h52
Os idosos assistiram a preparacao da receita e depois manipularam a massa

Déborah Moraes – estudante de Jornalismo

O Projeto de Extensão Atenção ao idoso: ações interdisciplinares de saúde, da Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), promoveu oficina culinária para idosos institucionalizados. Na ocasião, 22 idosos, residentes do Lar São Francisco de Assis, uma instituição filantrópica de longa permanência (ILPI) que hoje atende 44 homens e 25 mulheres, no bairro da Serraria, preparou Biscoitos de Ervas e Muffins de Banana, além do Suco de Maracujá com Couve. As receitas, além de fáceis de fazer, não tinham glúten e lactose e tinham baixo teor de sal e açúcar para que todos da instituição pudessem consumir.

A ação contou ainda com a participação da professora do curso de Nutrição, Leiko Asakura, quatro alunas do projeto Cultivando a saúde e praticando o lazer na horta e de nutricionistas, assistente social e enfermeira da instituição. Já a escolha da atividade foi feita a partir de uma enquete realizada pelos alunos do projeto, que perceberam que cozinhar era algo que os idosos faziam antes de serem institucionalizados e da qual que sentiam falta.

“Foi uma tarde maravilhosa, eles assistiram à preparação das receitas e depois manipularam a massa. Houve uma integração muito grande entre eles, que moram no mesmo lugar, mas às vezes não se conhecem”, contou a professora Elizabeth Souza, coordenadora do projeto Atenção ao idoso: ações interdisciplinares de saúde.

Sobre o Projeto

O projeto extensionista é vinculado ao Programa de Ações Interdisciplinares (Painter)  e ao Grupo Multiprofissional de Pesquisas com Idosos (GMPI), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e busca realizar pesquisas visando à melhoria da qualidade de vida dos idosos em vários contextos e de forma multiprofissional.

Pontualmente, sua meta é realizar um evento de integração sempre na última sexta-feira de cada mês e conta hoje com a participação de seis alunos, dos cursos de enfermagem, odontologia, serviço social, psicologia e nutrição. As reuniões são mensais e ocorrem na segunda terça-feira do mês, no prédio da Esenfar. A professora Elizabeth Souza informa ainda que os interessados podem contatá-la pelo e-mail: elmososo@gmail.com.