Pesquisador do curso de Biblioteconomia tem artigo publicado da Scielo

Publicação de Marcos Aurélio Gomes foi escrita em parceria com docente de Minas Gerais

12/06/2015 12h10
Pesquisador e professor Marcos Aurélio Gomes

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

O pesquisador e professor do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Marcos Aurélio Gomes, comemora a publicação de artigo elaborado em parceria com a docente Lígia Moreira Dumont, de Minas Gerais. Foi na Scientific Electronic Library Online (Scielo), que abrange coleção selecionada de diversos periódicos científicos brasileiros.

No artigo Possíveis relações entre o uso de fontes de informação e a competência em informação, os pesquisadores discutem as possíveis relações que se estabelecem entre fontes, indústria e competências relacionadas à informação. Eles destacam o papel da indústria da informação na contemporaneidade, os desafios apontados pela tecnologia da informação como vetor dos fluxos informacionais, as questões relacionadas à competência e às fontes de informação como elo de desenvolvimento socioeconômico.

Para os autores, a tríade informação, conhecimento e tecnologia transformou os modos de produção e os padrões de consumo, aumentando a competitividade entre países, organizações e indivíduos e tornando fundamental o domínio de ações relacionadas à localização, ao acesso e ao uso de fontes de informação. “Isso ajuda a preencher lacunas do conhecimento e na geração de novos saberes. As bibliotecas são importantes para a promoção das competências em informação, pois permitem aos indivíduos uma interação dinâmica com o fluxo da informação”, disse Marcos.

Além dessa discussão, os autores defendem que temas como política, cultura e regime informacional devam fazer parte de uma agenda constante de pesquisa de fontes e competência em informação, mobilizando discussões na área da Biblioteconomia, da Ciência da Informação e, consequentemente, com a sociedade. Confira o artigo clicando aqui.