Participantes do Caiite desenvolvem ideias empreendedoras em oficina

Professor Nelson Cibério levou pela primeira vez a oficina para o evento

20/06/2015 12h57 - Atualizado em 20/06/2015 às 12h58
Nelson Cibério trouxe suas experiências porque disse que o mercado de Alagoas ainda tem muita carência na área de empreendedorismo

Nelson Cibério trouxe suas experiências porque disse que o mercado de Alagoas ainda tem muita carência na área de empreendedorismo

Jhonathan Pino - jornalista

Iriel Silva, Luana Alpino, Lúcia Alpino e Samara Morais são de cursos e profissões diferentes, mas, juntos, eles desenvolveram uma proposta de um transporte voltado para condomínios em Maceió. Estabeleceram o público e o preço a que este serviço atenderia e como o divulgariam. Tudo isso como parte da oficina de Marketing para Empreendedores Iniciantes, ministrada pelo professor Nilson Cibério, da Faculdade de Administração, Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Alagoas, no Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite).

Mas aquela não foi a única ideia criada na noite da Sala Singeleza. Em grupos, os participantes da oficina demonstraram criatividade, com propostas de carregadores para bateria a partir dos movimentos humanos, bares temáticos para Maceió, cadeiras com desenhos próprios para colocar bolsas e celulares em locais públicos, ou mesmo de bicicletas com projeções de faixas para ciclistas, onde estas não existem. Mas tudo isso foi melhor desenvolvido após uma introdução em questões de estratégias de Marketing, passadas pelo professor Nelson.

Em apenas algumas horas o docente conseguiu explanar de forma prática conceitos como Produto, Preço, Praça e Promoção e desenvolveu a curiosidade dos participantes para aplicação desses conceitos em suas diferentes áreas de atuação. “O marketing não cria necessidades nenhuma. Ele as enxerga e consegue desenvolver os produtos para essas demandas”, apontou Nelson.

Os conceitos se aprofundaram na relação do perfil do cliente x mercado e de como o desenvolvimento da internet foi responsável por transformações nessas variantes. No entanto, Nelson denuncia que o maior problema é que parte das empresas não procura entender os desejos dos clientes. “Não é só o valor que a gente analisa na hora de comprar. A gente analisa o conjunto, toda a relação de custo-benefício”, explanou.