Oficina Horta Caseira para crianças durante o Caiite 2015

Atividade faz parte do Ufal Inverno, iniciativa da Pró-reitora de Extensão da Ufal

16/06/2015 21h29 - Atualizado em 17/06/2015 às 17h48
A coordenadora de Extensão da Fanut, Leiko Asakura (ao centro), coordenando a oficina

Tamires Oliveira – estudante de Jornalismo

Ocorreu na manhã da última terça-feira (16), a oficina de inverno Horta Caseira Criança e Brincadeira, na sala Manguaba, durante o Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite 2015). O evento está sendo organizado pela coordenadora de Extensão da Faculdade de Nutrição da Ufal, Leiko Asakura, e uma equipe com estudantes de Nutrição. O objetivo é aproximar as crianças de várias hortaliças e ensiná-las a fazer horta caseira utilizando garrafas PET.

Segundo a coordenadora do workshop, as crianças participantes plantam, manipulam e degustam várias hortaliças de diversas formas, cruas, cozidas, picadas, raladas ou inteiras. “Também estamos promovendo atividades como pinturas, desenhos e jogos dentro da proposta de promover a alimentação saudável adequada”, ressaltou Leiko. Ao final da oficina, as crianças ainda prepararam seu próprio lanche saudável: um sanduíche com tomate, alface, cenoura ralada e queijo.

Essa oficina ainda será ofertada nesta quarta-feira, 17, no horário das 9h às 12h, com escolas previamente selecionadas e conta com os seguintes parceiros: Proex/Ufal, Caixa Econômica Federal, Restaurante Universitário (RU), Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), Centro de Ciências Agrárias (Ceca), Núcleo de Estudos Agroecológicos de Alagoas, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em Satuba e do Banco Santander.