Eixo “Segurança e Direitos Humanos” promove atividades multidisciplinares nesta terça

Educação alimentar, consumo e direitos humanos estão em foco no segundo dia do Caiite

15/06/2015 20h01

Jhonathan Pino – jornalista

Diálogos Interdisciplinares na construção de uma política estadual de EDH em Alagoas é o nome da mesa-redonda que reunirá a professora da Faculdade de Serviço Social (FSSO), da Universidade Federal de Alagoas), Mara Rejane Ribeiro, além dos representantes da Secretaria Estadual de Educação de Alagoas, Douglas Bastos e Laura Cristiana Souza. Será na Sala Mundaú, na programação do Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite), nesta terça-feira, 16.

Como parte do Eixo 3, Segurança e Direitos Humanos, a mesa-redonda irá problematizar a construção de uma Política de Educação em Direitos Humanos (EDH), no Estado de Alagoas. Será discutida a inclusão da EDH nos projetos políticos de escolas públicas do Estado e municípios, conforme a determinação de diretrizes nacionais da Educação. A atividade acontece das 14h às 17.

Alimentação saudável para crianças

Como parte das Oficinas de Inverno, a professora Leiko Asakura, da Faculdade de Nutrição (Fanut|) da Ufal promove a Oficina Horta Caseira, Criança e Brincadeira, voltada para crianças de 3 a 10 anos. Das 9h às 12h, na Sala Manguaba, os participantes irão construir hortas utilizando garrafas PET, cortadas no sentido horizontal. Elas serão orientadas a encher as garrafas com terra, a plantar sementes e mudas de hortaliças (alface, couve e coentro). Também serão apresentadas a algumas hortaliças, nas mais diversas formas (cruas, cozidas, cortadas, inteiras) para manipulação e degustação. Encerrando a atividade, as crianças irão aprender a preparar um lanche saudável a partir de vídeos infantis sobre alimentação saudável.

Nesta temática, o Centro Universitário Cesmac ocupa ainda a Sala Moleque Namorador, para a mesa-redonda Sociedade de Consumo x Consumismo: a transformação do consumidor em mercadorias na sociedade atual, que acontece das 9h às 11h. À tarde, das 14h às 17h, há uma nova mesa-redonda: A Regulação da Publicidade Infantil no Brasil: limites à atividade publicitária à luz da constituição federal.

Veja programação acadêmica.