Educação foi tema de palestras e oficinas no quarto dia do Caiite 2015

Tecnologias da Informação e acessibilidade foram destaques no quarto dia do congresso

19/06/2015 17h36
Palestra do professor Ig Ibert Bittencourt sobre Tecnologia da Informação em Educação

Janaina Alves – relações públicas

O quarto dia de Caiite foi marcado por discussões sobre a Educação. Pela manhã, uma palestra com os pesquisadores Ig Ibert Bittencourt e Arturo Hernández Domínguez tratou sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC´s) na educação.

Os professores apresentaram modelos de atividades no contexto das TIC´s e programas de software como o Tutor Móvel, que tem o objetivo de trabalhar de forma individual as dificuldades dos alunos e se diferencia das demais plataformas de ensino por poder ser utilizada em modooffline, ou seja, sem conexão com a internet.

Foram apresentados os resultados preliminares de um estudo de caso que dividiu alunos em dois grupos: um deles utilizando os ambientes virtuais de aprendizagem convencionais e o outro, a TV Digital. Testes avaliativos apontaram um melhor desempenho por parte do segundo grupo.

Outro projeto apresentado pelos professores foi a proposta do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), do Instituto de Computação (IC) da Ufal, criado em 2011 com a chancela do CNPq. O núcleo tem como objetivo suprir as lacunas na educação do Estado de Alagoas e gerar impacto econômico e social, por meio do empreendedorismo e da inovação.

À tarde, uma oficina ofertada pelo Núcleo de Acessibilidade da Ufal apresentou instrumentos que possibilitem a inclusão de alunos com deficiência visual. A atividade dirigida pelo integrante do núcleo, Jean Bernardo, serviu para divulgar materiais, programas e recursos disponíveis para atender a todos de modo eficaz.