Educação ambiental e do campo, consultoria e propriedade intelectual integram eixo 5

“Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade” está com atividades em quatro salas temáticas

15/06/2015 21h29

Jhonathan Pino – jornalista

Para esta terça-feira, 16, a programação do eixo 5, Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade, está bem diversificada. Na Sala Coqueiral do Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite), o dia terá início com uma Oficina de Educação Ambiental: reflexão e propostas pedagógicas, com a professora Maria Helena Ferreira, do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, na discussão das diretrizes legais da educação ambiental e suas relações com a formação dos professores de educação básica.

Segundo a proposta da atividade, que acontece das 9h às 12h, serão discutidas ações socioambientais que valorizem a articulação e parcerias com a gestão pública e comunitária para a formação de cidadãos críticos e comprometidos com o planeta.

Na Sala Singeleza, também pela manhã, das 9h às 11h, as professoras Ana Maria Vergne, Cristhiuanlex Soares, Sandra Lúcia dos Santos e Ednalva Pinheiro, todas da Ufal, fazem parte da mesa-redonda Práticas contextualizadas de educação: interfaces entre educação do campo, agroecologia e sustentabilidade. Elas farão um diálogo sobre experiências de contextualização da educação no campo em Alagoas e o desenvolvimento dos territórios rurais.

Também no período da manhã, o professor da Ufal Diego Farias de Oliveira realiza a oficina Accountability pelos Portais de Transparência: fator para Desenvolvimento Econômico. Ele irá mostrar a trajetória dos portais eletrônicos, em adequação à Lei de Acesso a Informação (LAI).

Direito, propriedade intelectual e consultoria

No período da tarde, na Sala Coqueiral, Bruna Jatobá e Fábio Nogueira, ambos da Ufal, promovem a oficina O aspecto jurídico das Indicações Geográficas: a importância e os benefícios do instituto para a comunidade alagoana. Eles apontam a Indicação Geográfica (IG) no âmbito do Direito, por meio de conceitos legais nacionais e internacionais, falam sobre a proteção garantida, a experiência e os benefícios obtidos com o IG. A atividade acontece das 14h às 17h.

À noite, Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual é o nome da oficina ministrada pelos professores Rodrigo César Dantas e Ticiano Gomes, que farão orientações sobre o processo de registro e a gestão da Propriedade Intelectual: patentes, marcas, softwares, cultivares e desenho industrial, sob a perspectiva do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Ufal. A atividade acontece das 19h às 22h, na Sala Singeleza.

Ainda durante a noite, a Sala Coqueiral recebe a Oficina de Consultoria, de Nilson Cibério Leão. O professor da Faculdade de Administração, Economia, Administração e Contabilidade (Feac) irá demonstrar, de forma lúdica, como o administrador pode aumentar a eficiência de uma consultoria a partir de um diagnóstico bem elaborado. Como parte da atividade, serão simuladas entrevistas de consultoria.

Ainda há outras atividades do Eixo realizadas pelo Centro Universitário Cesmac e pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal) nas Salas Boa-noite e Falésias. Veja programação acadêmica.