Caiite recebe discussões de empreendedorismo e inovação nesta quarta-feira

Mercado de Trabalho e Economia Solidária também são temas das oficinas, que têm participação de professores da Ufal

16/06/2015 20h06

Jhonathan Pino - jornalista

A Sala Boa-noite é uma das sedes do Eixo 5, Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade e nela estarão concentradas atividades de empreendedorismo e negócios. A primeira delas acontece pela manhã, das 9h às 12h com a mesa-redonda Empreendedorismo Social, com a presença dos professores Ibsen Mateus Bittencourt, Hérmani Magalhães e Nilson Cibério para o debate de iniciativas empreendedoras de alto impacto social.

À tarde, na Sala Coqueiral, ocorre a oficina de Incubação. A partir das 14h estarão reunidos Carolina Conde Sá, da Universidade Federal de Alagoas, Elton Henrique Alves, da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, Kathia Rebelo, do Centro Universitário Cesmac e Marinalva Nanes, da Cooperativa Pindorama, vão mostrar passo a passo os procedimentos de criação e desenvolvimento de empresas de base tecnológica e tradicionais para a geração de novos empregos e renda.

Na mesma sala, das 19 às 22h, ocorre a Oficina de Inverno Introdução à Cadeia Produtiva de Resíduos Sólidos e Economia Solidária, com Marinalva Lima, Edna Rosangela, Ronyery Marcilene, Mauyara Jennyfer, Cezar Nonato e Evelyne Wagna abordando a cadeia produtiva dos materiais recicláveis.

À noite, a Sala Boa-noite recebe a Oficina Inovando o seu modelo de Negócio, com João Moreira, do Conselho de Jovens Empresários (CJE), que irá discernir sobre o desenvolvimento do Canvas de Proposta de Valor, ferramenta que serve para a construção e visualização de diferentes hipóteses de atendimento e identificação dos clientes. A atividade acontece das 19h às 22h.

No mesmo horário, porém na Sala Singeleza, haverá a Oficina de Marketing para Empreendedores Iniciantes, com Nilson Cibério abordando os conceitos elementares de marketing por meio de dinâmicas de grupo e atividades que reforcem a triangulação cliente-produto-mercado.

Mercado de Trabalho

Ainda na Sala Singeleza, o tema da mesa-redonda é Panorama do mercado formal de trabalho em Alagoas: 2000-2013, com Cid Olival e Dilson Sena, ambos da Ufal. Das 9h às 11h, os dois discutirão o mercado formal de trabalho no Estado.