Ufal recebe presidente do Conselho Nacional de Saúde

Maria do Socorro de Souza ministrará palestra de abertura da 76ª Semana Brasileira de Enfermagem

08/05/2015 16h12 - Atualizado em 09/05/2015 às 07h37
Maria do Socorro de Souza ministra palestra de abertura da 76ª Semana Brasileira de Enfermagem

Deriky Pereira - estudante de Jornalismo

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) recebe, na próxima quinta-feira, 14, a visita da presidente do Conselho Nacional de Saúde. Maria do Socorro de Souza ministrará palestra de abertura da 76ª Semana Brasileira de Enfermagem (Sben), a ser realizada até o dia 17, na Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar), no Campus A.C. Simões, em Maceió. Veja mais sobre o evento aqui.

A conferencista quebrou paradigmas ao ser eleita presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS) por ser esta a primeira vez que uma representante dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) está à frente da maior instância de controle social da área. "A importância de sua vinda a Maceió constata-se no fato de que este ano, em novembro, haverá a 15ª versão da Conferência Nacional de Saúde, sendo um assunto de extrema utilidade pública", disse a professora Lysete Barros, da Esenfar.

Sobre o evento

Considerado um dos eventos mais importantes da Enfermagem brasileira, a Sben traz como tema central A Enfermagem em Defesa do SUS: construindo a 15ª Conferência Nacional de Saúde. Com variada programação, a 76ª Sben oferta mesas-redondas, minicursos, oficinas e apresentações de trabalhos científicos, situadas em torno de três eixos: Formação Cidadã; Participação Política e Emancipação; e Segurança e Competência Técnica.

"A comissão executiva do evento contabilizou, até o momento, cerca de 300 participantes, entre profissionais e estudantes, vindos não só de Maceió, mas também de municípios do interior do Estado. Segundo a diretoria da Associação Brasileira de Enfermagem de Alagoas (Aben-AL), realizadora do evento, é fundamental o engajamento da Enfermagem nas discussões relacionadas à saúde da população, visto que a categoria compreende mais de 60% da força de trabalho atuante no SUS", revelou a professora Lysete.