Ufal promove Simpósio em reflexão ao 13 de maio

Data marca a abolição da escravatura e evento vai discutir os desafios e o papel do negro na sociedade

25/05/2015 16h00

Rosiane Martins - estudante de jornalismo

Em 13 de maio de 1888, por meio da Lei Áurea, os negros brasileiros alcançaram a liberdade total e definitiva. Desde então, o acontecimento faz parte do contexto histórico e social do Brasil.  Para relembrar e refletir esse momento será realizado o 1º Simpósio Liberdade sim... Libertação não... 14 de maio, o dia seguinte à escravidão. O evento acontecerá no dia 27 de maio, próxima quarta, às 9h, no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Os temas são a Abordagem histórica sobre a abolição da escravatura e seus efeitos até os dias atuais e o Negro na sociedade alagoana - barreiras e desafios. O primeiro será ministrado pelo professor Jefferson Santos do Instituto do Negro de Alagoas; o segundo por Alberto Jorge, membro da Comissão das Minorias Étnicas e Direitos Humanos da OAB/AL.

O Simpósio é uma realização da Superintendência de Assistência Socioeducativa (Sase), com apoio da Secretaria Adjunta de Ressocialização e da Ufal, por meio do Núcleo de Estudos e Políticas Penitenciárias (NEPP) e o Núcleo  de  Estudos sobre a Violência em Alagoas (Nevial).

8h - Credenciamento
9h - Apresentação artística Afrodara
9h10 - Composição da mesa
9h15 - Leitura Texto "14 de Maio, o dia seguinte à escravidão"
9h30 - Jefferson Santos - Instituo do Negro de Alagoas
10h - Palestrantes - Alberto Jorge Betinho- Presidente da Comissão das minorias étnicas e direitos humanos OAB/AL
10h30 - Debate.
11h30 - Apresentação artística Afrodara.
12h - Encerramento