Ufal no Maio Amarelo: campanha mobiliza comunidade acadêmica

Ação educativa, palestra e intervenção artística marcaram a programação realizada na última quarta-feira

21/05/2015 18h56 - Atualizado em 21/05/2015 às 19h37
Ufal no Maio Amarelo: campanha mobiliza comunidade acadêmica

Tamires Oliveira – estudante de Jornalismo

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está repleta de amarelo. Em parceria com o Departamento de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), foram realizadas três ações na manhã da última quarta-feira (20), no Campus A.C. Simões, em Maceió. A finalidade é chamar a atenção da comunidade acadêmica e circunvizinha para a violência no trânsito e o que deve ser feito para mudar essa realidade.

Uma das ações foi promovida pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran-AL realizou, durante toda a manhã, na entrada principal de acesso ao campus, uma ação educativa com educadores vestidos de amarelo, recepcionando pedestres e condutores que chegavam. Abordando as pessoas de forma lúdica, por meio de performances teatrais nos ônibus, placas sobre o respeito a pedestres e ciclistas, e entrega de panfletos educativos, os educadores conseguiram atrair a atenção de muitos.

Foi o caso do tapioqueiro Marcos Bernardo, ciclista que usa as vias da Universidade semanalmente. “Essa ação é muito importante, já passei por situações muito perigosas aqui. Muitos que têm habilitação, parecem não ter noção do que é respeitar o pedestre, o ciclista e até a si mesmo. Apoio o Maio Amarelo em respeito à vida”, afirmou o trabalhador.

A analista de trânsito do Detran-AL, Valquíria Amorim, destacou a perspectiva para depois da ação. “Pensamos nesta formatação para convidar o público a participar do movimento internacional Maio Amarelo de atenção pela vida. Em especial, despertar dentro da Ufal e regiões adjacentes, o interesse pelo debate maior que ocorrerá no dia 26. E que a partir daí surjam outros frutos e outras parcerias, para além do mês de maio”, acrescentou Valquíria, integrante da equipe organizadora do evento.

Palestra para motoristas

Ainda como parte da programação especial, no auditório da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac), foi ofertada uma palestra para os motoristas da Universidade. Com o tema Eu posso e vou fazer mais por um trânsito seguro, a proposta foi promover o comportamento solidário no trânsito e fazer uma mini reciclagem sobre as normas e condutas neste espaço.

Os palestrantes da SMTT, Aldinete Campos, instrutora de trânsito, e Alex Rocha, do grupo pedagógico da Direção de Educação e Arte no Trânsito, trabalharam a consciência dos condutores para o fato de não estarem sozinhos no ambiente do trânsito e de serem, profissionalmente, referência para quem está começando.

Foram debatidos detalhes do Código de Trânsito Brasileiro (CBT) que passam despercebidos, mas fazem a diferença na hora de evitar acidentes, infrações e situações de risco à vida. Além disso, os ministrantes levantaram a importância da direção defensiva relacionada com a gentileza e como a postura de evitar discussão, xingamentos e de gratidão podem manter a harmonia entre os indivíduos envolvidos no trânsito.

Estiveram presentes motoristas dos campi A.C. Simões, Arapiraca e Delmiro Gouveia, além de profissionais da Unidade de Penedo, dentre efetivos e contratados. Para o motorista efetivo da Ufal, José Roberto Antunes Ferreira, essa oportunidade é de vital importância. “Os motoristas, em geral, não leem o Código de Trânsito, não têm conhecimento das normas que regem o trânsito. Depois que o motorista tem carteira de habilitação acha que já sabe tudo e está preparado, apto para dirigir, embora não seja nada disso. Palestras como essas precisam acontecer com frequência para desenvolver em nós o interesse pelo conhecimento das leis de conduta no trânsito”, pontuou o servidor, que faz parte da casa há 32 anos.

Intervenção artística no Restaurante Universitário

Já no Restaurante Universitário (RU), houve uma apresentação artística com o título As aventuras de Juca Tonho e Chicutripa numa viagem sem volta. A esquete foi realizada pela companhia teatral Sinal de Alerta da SMTT e contou a história de dois amigos que combinaram direção com o consumo de álcool, sem sinto de segurança, falando ao celular e excesso de velocidade. Para a aluna do mestrado em Metereologia, Juliete Baraúna, a ação é bastante construtiva para a comunidade acadêmica. “É educativa no sentido de ressaltar a conexão constante que há entre pedestres, motoristas e a necessidade de manter, na mesma proporção, o respeito de um pelo outro, pela vida própria e do próximo”, disse a mestranda.

Segundo a diretora de educação no trânsito da SMTT e responsável por esta intervenção artística, Juliana Normande, é na faixa etária dos universitários que vem ocorrendo maior índice de acidentes no trânsito. “A gente escolheu a Ufal para trabalhar esta ação na tentativa de diminuir o número de mortes, acidentes e sequelados nessa faixa etária. Ao contrário do que imaginávamos, sobre o jovem ser mais consciente para a ação motorista e para ação pedestre, essa idade tem dificuldade de assimilar o quanto a epidemia do trânsito mata mais que câncer e mais que muitos conflitos bélicos”, explicou a dirigente.