Ufal em Defesa da Vida promove reflexão sobre a violência no trânsito

O 15º Ato do Programa será realizado no dia 26 de maio. Uma enquete deve ser respondida até o dia 25

04/05/2015 11h14 - Atualizado em 04/05/2015 às 14h52

Redação Ascom 

A Pró-reitoria Estudantil lançou o 15º Ato do Programa Ufal em Defesa da Vida, que acontecerá no dia 26 de maio, com o tema sobre violência no trânsito e suas consequências para a vida social. O objetivo é trazer essa discussão para o espaço universitário, envolvendo estudantes, professores, técnicos e a sociedade alagoana, para estimular práticas defensivas e preventivas, tanto dos motoristas como dos pedestres. 

O Ato chama a atenção para os dados assustadores, com mortes, lesões, casos de invalidez temporária ou definitiva. "São consequências trágicas, porém evitáveis. Para tanto, é preciso estimular uma cultura de pacificação e solidariedade no trânsito, em que cada motorista, ciclista, motoqueiro e pedestre sinta-se responsável pela defesa de sua vida e a defesa da vida do outro", alertam os organizadores. 

O 15º Ato propõe uma reflexão sobre os milhares de vítimas que tiveram suas vidas abreviadas decorrentes de atitudes violentas, intolerantes e inconsequentes nas ruas e estradas brasileiras e alagoanas. Propõe que cada pessoa reflita sobre as dores e sofrimentos vivenciados por milhares de amigos e familiares que perderam pessoas queridas, ou que lidam com as sequelas e os traumas decorrentes dos acidentes produzidos por ações de imprudência de motoristas. 

A programação do Ato está sendo elaborada e a intenção dos organizadores é convidar os grupos de ciclistas e motociclistas alagoanos, além de representantes do Ministério Público, da SMTT, da Polícia Rodoviária Federal e de médicos que lidam cotidianamente com os traumas e acidentes de trânsito. 

Enquete 

Neste 15º Ato, a comunidade universitária e a sociedade alagoana estão sendo convocadas para responder a uma enquete que vai delinear o perfil dos motoristas alagoanos, considerando que as próprias questões já provocam um campo de reflexão para possíveis mudanças no comportamento coletivo no trânsito. As respostas serão recebidas até o dia 25 de maio e os dados serão apresentados durante a programação do dia 26. 

Link para responder a enquete