Semana da Luta Antimanicomial tem atividades na Tenda Cultural da Ufal

Evento busca interação entre usuários do CAPS e sensibilização da população sobre o tema

22/05/2015 13h42 - Atualizado em 22/05/2015 às 13h44
Lorena Costa fez o que mais gosta, que é cantar; ela foi a primeira atração do evento

Thyeres de Medeiros – estudante de Jornalismo

Descontração e atividades diversas fizeram parte das ações ligadas à Semana de Luta Antimanicomial, realizadas nesta sexta, 22. O evento foi resultado da parceria entre as faculdades de Serviço Social (FSSO) e de Enfermagem e Farmácia (Esenfar) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A Tenda Cultural localizada no campus A.C. Simões, em Maceió, foi o palco para a discussão do tema Saúde Mental, Drogas e Direitos Humanos.

O tema foi trabalhado com ações do Programa de Educação para o Trabalho em Saúde - Rede de Atenção Psicossocial (PET-RAPS). Várias atrações culturais como dança, música e teatro, além de rodas de conversas fizeram parte das ações para sensibilizar as pessoas sobre o tema.

Uma das apresentações artísticas foi a de Lorena Costa, que estava contente por ser a primeira atração do evento. “Me sinto muito produtiva. Venho para esses eventos fazer o que gosto, que é cantar. Isso me ajuda muito”, encerrou Lorena, enquanto saía para ajudar um amigo que pediu sua presença no palco para ajudá-lo. Ela é usuária do Caps e ele, do PET. Houve também apresentações de dança cigana e de capoeira.

Além das apresentações, estudantes e professores da Ensefar fizeram aferição de pressão arterial.  A FSSO colocou à disposição uma terapia manual, com a confecção de artesanato. Para a professora da Esenfar, Yanna Cristina, este é um momento para maior interação social entre os usuários do Caps. “Aqui é o espaço para conviverem e, de certa forma, de serem inseridos de volta à sociedade”, destacou Yanna.

A semana

O movimento antimanicomial busca incentivar a luta pelos direitos das pessoas que sofrem com algum transtorno mental e, dessa forma, evitar o preconceito relacionado à condição de saúde de quem lida com a doença.

Uma mesa-redonda discutirá o tema A Rede de Atenção Psicossocial em Alagoas – Construção de uma Nova Prática em Saúde Mental, na segunda-feira, 25, no auditório do Conselho Regional de Psicologia (CRP).