Projeto Carroceiro VET Legal representa Ufal em evento nacional

Encontro reuniu, em São Paulo, representantes de oito instituições de ensino superior do país

25/05/2015 15h32 - Atualizado em 25/05/2015 às 17h57
Participantes do evento realizado em São Paulo

Diana Monteiro – jornalista

A Universidade Federal de Alagoas foi uma das oito instituições de ensino superior do país a participar de um encontro que reuniu, em São Paulo, projetos vencedores do Prêmio Santander Universidades Solidárias do ano de 2012. O projeto Carroceiro VET Legal proporcionou o destaque da Ufal durante o evento ao apresentar uma de suas ações na orla lagunar de Maceió: a implantação da Associação de Carroceiros nos bairros Vergel do Lago e Trapiche da Barra e a promoção de atividades para a inclusão social objetivando o resgate da cidadania das citadas comunidades.

O coordenador do projeto, Pierre Barnabé, professor do curso de Medicina Veterinária, destacou no evento a positividade da iniciativa durante os dois anos de implantação em prol da sociedade para incremento de renda, associativismo, direito trabalhista e ações sociais em áreas como pedagogia, alfabetização, saúde animal e meio ambiente. Participaram também da apresentação as estudantes Rikartianny Cardoso, do curso de Direito e Helena Albuquerque, do curso de Zootecnia, além do carroceiro associado Joazir Alves.

Ele disse ainda que o encontro proporcionou visitas engrandecedoras. “Tivemos a oportunidade de conhecer outros projetos e um deles é o que atua junto a uma associação de mulheres agroecológicas (AMA) do assentamento Horto do Vergel, em Mogi das Cruzes. Coincidentemente leva o mesmo nome do bairro onde funciona a associação do VET Legal”, enfatiza. No assentamento, as mulheres fazem macaxeira chips (tipo de um salgado) com apoio da Universidade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Desafios

Na rotina de atividades do projeto VET Legal, estão o atendimento a animais nas tardes de terça-feira e sábado de manhã e diariamente, no horário vespertino, a equipe presta um trabalho de consultoria para os carroceiros integrantes da Associação. Uma parceria com a direção do Colégio Maria Rita de Lyra, no Vergel do Lago, envolve estudante e comunidade nas ações de educação ambiental.

Pierre Barnabé ressalta que nesses dois anos de trabalho, mesmo enfrentando inúmeros desafios, um deles a conscientização da comunidade alvo do projeto e sua consequente inclusão social, há um positivo crescimento e aproveita para destacar o empenho e a dedicação da equipe envolvida para o bom andamento das ações.

As dificuldades que surgem rotineiramente – e são inúmeras, envolvem sempre na discussão, para encaminhamento, não só a equipe, mas também a comunidade. Essa realidade é, sem dúvida, motivadora e positiva para superar cada obstáculo, e assim tocarmos pra frente a consolidação de ações propostas no projeto”, destacou o professor.

Sobre o evento

O 4º encontro transcorreu durante dois dias no mês de abril, na Fazenda Atibainha, em Nazaré Paulista, interior de São Paulo e além da Ufal, o Estado foi representado pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac) com o projeto vencedor do Unisol 2012, Fibra da bananeira na Chã de AtalaiaAL, coordenado pela professora Hanah Maria Torres Melo.

Os demais projetos participantes do evento são: Culturas agroecológicas em assentamentos da Grande Salvador (UFBA); Plantas do Cerrado e seus derivados; da Universidade de Brasília (UNB); Fábrica de Sabão e Fábrica de Geleia, da Federal de Ouro Preto (UFOP); Cozinha Solidária AMA, da Unicamp; Fábrica de Sabonete, da Federal do Piauí (UFPI).