Núcleo de Desenvolvimento Infantil comemora o Dia da Família

Momento especial contou com palestra, lanche coletivo e atividades em sala de aula

15/05/2015 10h12
Turma do Maternal 1 na oficina de massa de modelar caseira

Rose Ferreira – jornalista colaboradora

O Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) comemorou, essa semana, o Dia da Família, que promoveu uma maior interação entre os pais, a escola e as crianças. Foram realizadas palestras sobre educação sexual com os adultos, lanche coletivo e atividades lúdicas entre pais e filhos em sala de aula.

As alunas do curso de Serviço Social, Mayara Pereira e Caroline Machado, apresentaram o projeto de intervenção Educação Sexual na Educação Infantil, como resultado do estágio no NDI, aos pais presentes. Por ser um tema polêmico, a explanação rendeu uma ampla discussão. “O projeto tem o objetivo de mostrar aos pais a relevância do tema e como ele deve ser inserido na escola. E como o NDI trabalha o desenvolvimento integral da criança, achamos importante sugerir essa abordagem. Esperamos que tenha continuidade pelos profissionais ou próximos estagiários”, explicou Caroline Machado. “Nosso intuito é educar a criança para que ela saiba lidar com seus instintos, sua curiosidade e com a sociedade que é mutável”, reforçou Mayara Pereira.

Joseane da Silva e o esposo são estudantes e têm dois filhos no Maternal 2. “Eu tenho vivido com meus filhos o que não vivi com meus pais na infância e na adolescência. Um momento como esse de convivência é primordial para o desenvolvimento deles, porque pais e escola estão aliados para o bem-estar deles”, declarou Joseane.

Marli Caldeira é da comunidade externa à Ufal e já convive com o Núcleo há quatro anos. Tem dois filhos: um no Maternal 2 e outro no 2º período, último ano ofertado. “É gratificante ter meus filhos aqui por causa da estrutura. Eu nunca vi uma escola pública com enfermeiro, psicólogo, assistente social e pedagogo, além da coordenação. Eu amo essa escola! Para mim, é tão importante um dia assim, porque eu quero sempre acompanhar o dia-a-dia dos meus filhos; escola e pais precisam estar juntos”, salientou a mãe entusiasmada.

Após lanche coletivo, os pais foram para as salas de aula com as crianças e a festa continuou! No Maternal 1, foi feita uma oficina de massa de modelar caseira. A receita é muito simples: duas xícaras de farinha de trigo, uma xícara de sal, uma colher de sopa de óleo, uma colher de sopa de vinagre, corante alimentício da cor que preferir e água aos poucos para dar o ponto. Amasse bem, até que a massa se torne homogênea, e pode dar asas à imaginação com os pequenos e grandinhos!