Grupo de Pesquisas com Idosos da Ufal estará presente no Caiite 2015

Stand também receberá doações de vitamina D, materiais de higiene e limpeza

18/05/2015 12h20
Professora Elisabeth Souza, da Esenfar da Ufal

Wende Evangelho – estudante de Jornalismo

Os idosos terão espaço garantido no Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite 2015), que acontece entre os dias 15 e 20 de junho, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. Haverá um estande do Grupo Multiprofissional de Pesquisas com Idosos (GMPI), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), coordenado pela professora Elisabeth Souza, da Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar) da Universidade Federal de Alagoas.

“O GMPI tem o objetivo de realizar pesquisas visando à melhoria da qualidade de vida dos idosos, por isso as atividades nesse espaço do Caiite serão direcionadas à população idosa e cuidadores”, esclareceu a professora Elizabeth Souza.

No stand, estudantes e profissionais vão orientar a população em geral sobre vários temas relacionados aos idosos, como os direitos da terceira idade, dieta, exercícios, lazer e outros assuntos. No espaço, também serão recolhidos vitamina D, materiais de limpeza e higiene pessoal, que serão posteriormente doados a uma instituição de idosos.

A ideia de doações de itens de higiene, fraldas descartáveis e vitamina D surgiu porque o tema “institucionalização de idosos” também será abordado. A professora atua também na monitoria de estágios e viu a possibilidade de fazer a campanha de arrecadação de uma maneira mais organizada durante o congresso. “Como desenvolvo projetos e acompanho estágio em uma instituição filantrópica, que sempre necessita desses itens, resolvi solicitar para ajudá-los”, explicou.

Em sua terceira edição, o Caiite 2015 terá como tema “Desafios para Alagoas”, que será dividido em seis eixos: Educação e Tecnologias; Desenvolvimento e Mobilidade Urbana; Segurança e Direitos Humanos; Atenção Integral à Saúde; Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade; e Cultura e Comunicação.

As inscrições de ouvintes para o evento são gratuitas e estão abertas até o dia 15 de junho, por meio do site.