Fapeal assina termo para liberar recursos para Caiite 2015

Governo estadual é um dos realizadores do maior evento de inovação e tecnologia de Alagoas

04/05/2015 14h12
Vice-reitora Rachel Rocha e o presidente da Fapeal, Fábio Guedes, assinaram termo de outorga

Vice-reitora Rachel Rocha e o presidente da Fapeal, Fábio Guedes, assinaram termo de outorga

Simoneide Araújo e Naísia Xavier – jornalistas

A Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal) confirmou apoio ao Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite 2015). Em reunião realizada na última quinta (30), o presidente Fábio Guedes e a coordenadora-geral do evento, Rachel Rocha, vice-reitora da Universidade Federal de Alagoas, assinaram termo de outorga de auxílio à realização da terceira edição Caiite, que acontece de 15 a 20 de junho, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá.

Rachel Rocha salientou que essa parceria com a Fapeal é uma demonstração do esforço da Fundação e do governo estadual visando à integração das instituições que desenvolvem pesquisa. “A Fapeal tem um diálogo intenso com essas instituições. O apoio dado ao Caiite significa divulgação científica, fortalecimento dos programas de pós-graduação e dar publicidade dos resultados junto à sociedade alagoana”, afirmou.

A assinatura significa que a Fapeal reassume o compromisso de apoiar a realização do Caiite, junto com a Ufal e várias instituições parcerias. “Essa iniciativa está em conformidade com a prioridade definida pelo governador Renan Filho, que entende a educação de forma mais geral. O governo estadual, por meio da Fapeal, apoia o Caiite, um evento que se propõe a mostrar o que a ciência é capaz de fazer para resolver problemas comuns a todos em Alagoas, um momento para a comunidade científica se aproximar da sociedade alagoana”, disse.

Para Fábio Guedes, o Caiite representa um momento muito importante para a educação de Alagoas, porque vai apresentar o que a ciência é capaz de fazer para resolver, por exemplo, problemas do homem comum. “Será um momento em que as instituições parcerias vão mostrar o que estão fazendo nesse campo. Do ponto de vista da educação, não existe país ou região sem ter o papel da ciência na solução de problemas reais. Essa iniciativa está dentro da proposta do governo do Estado, que considera a Fapeal como uma agência de fomento estratégica e sinaliza que temos de nos aproximar das instituições que fazem pesquisa e trabalham para o desenvolvimento de ciência, tecnologia e inovação”, ressaltou.

Fábio Guedes e o diretor-científico da Fapeal, João Vicente Lima, também apresentaram à vice-reitora Rachel Rocha as perspectivas atuais de atuação da Fundação. Os pontos abordados foram as relações com as agências federais de fomento à pesquisa, os programas de concessão de recursos que estão sendo formatados para lançamento, ainda este ano, e a gestão de quotas de bolsas para iniciação científica.

As inscrições de ouvintes para o Caiite 2015 são gratuitas e estão abertas até 31 de maio pela internet, no endereço www.caiite.org.