Faculdade de Nutrição acompanha atividades do Restaurante Universitário

Definição de pratos segue avaliação calórica adequada para o trabalhador brasileiro

04/05/2015 18h16 - Atualizado em 04/05/2015 às 18h54
Andressa Montes e Keliany Acioli tiram dúvidas dos alunos quanto aos cardápios

Jhonathan Pino - jornalista

A cada dois meses uma dupla nova de estagiários chega ao Restaurante Universitário (RU). Eles são alunos da Faculdade de Nutrição (Fanut) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) enviados para fazer o acompanhamento de todo o processo de elaboração da comida. Entre as atividades desenvolvidas estão a supervisão do preparo e do armazenamento adequado dos produtos.

A definição dos pratos também segue o Programa de Alimentação ao Trabalhador, produzido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que define o consumo calórico ideal para o trabalhador brasileiro. Apesar disso, entendendo as especificidades nutricionais do público, Andressa Montes e Keliany Acioli, estagiárias no momento, disseram que o Restaurante está tentando adequar as exigências do Programa a um perfil próprio do estudante da Ufal.

As duas iniciaram seu período de estágio no RU no mês de março e disseram que além de fazer as atividades periódicas, de observação da produção das refeições, auxiliar na recepção das mercadorias, conferindo a qualidade e temperaturas dos gêneros, monitorar as temperaturas das câmeras, freezeres, balcões térmicos e alimentos, elas recolhem amostras e fazem observam da distribuição.

Andressa diz que seu trabalho é garantir a segurança dos alimentos e é evitar grandes quantidades de sobras. “Supervisionamos os processos de corte e descongelamento das carnes, como também fazemos coletas das amostras para almoço e recheios para o jantar”, detalha. Ela ainda lembra que “todo o procedimento é feito de acordo com a legislação específica da área, quanto a segurança microbiológica dos alimentos”, acrescenta.

Quando perguntadas sobre o destino das sobras, Andressa ressaltou que a legislação proíbe qualquer aproveitamento. “A gente não pode reaproveitar o alimento do balcão, porque a gente não sabe se a qualidade microbiológica é segura, depois que disponibilizada para a distribuição”, disse a estudante.

Keliany destaca que periodicamente também são realizadas coletas e avaliação da água do Restaurante e da Residência Universitária Alagoana (RUA). “Mas também buscamos disseminar uma cultura de educação dietética com o acompanhamento dos funcionários e com os comensais, na produção de conteúdo para orientação nutricional, que é disponibilizado na televisão do RU”, disse a estagiária.

Após todo o trabalho, elas diariamente almoçam no local. “Essa também é uma forma de analisar e poder melhorar o sabor dos alimentos”, garante Keliany. O resultado pode ser conferido todas as segundas-feiras, no Portal do Estudante, ou na fanpage da Ufal.

Limpeza contínua evita contaminação

Todos esses cuidados são tomados com o auxílio da equipe de limpeza. “Diariamente, são 12 pessoas escaladas em duas turmas. A limpeza não para em nenhum momento e todos os sábados ainda fazemos a faxina geral”, disse Leurides Farias, a responsável de área. O serviço de higienização é composto de manutenção da cozinha; lavagem das panelas para o preparo dos alimentos e dos pratos e talheres utilizados pelos comensais, somado a limpeza da área externa e dos banheiros do Restaurante.