Envio de fotos, relatos e questionário: Participe do Ato Ufal em Defesa da Vida

Evento será realizado no auditório da Reitoria, em Maceió, entre os dias 26 e 27 de maio

21/05/2015 17h48 - Atualizado em 21/05/2015 às 17h49
Programação do 15º Ato Ufal em Defesa da Vida

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

O 15º Ato do Ufal em Defesa da Vida será realizado no auditório da Reitoria, em Maceió, entre os dias 26 e 27 de maio com variada programação. Mas, antes, até a próxima segunda-feira, 25, a coordenadora do Programa, Ruth Vasconcelos, aproveita relembrar que existe um questionário, cujas perguntas são mais voltadas àqueles que estão na rotina do trânsito, como os motoristas, mas quem não dirige pode responder o último tópico, em que as pessoas podem relatar se conhecem ou não casos de vítimas da violência.

É muito importante pensar em como as pessoas estão se distraindo no trânsito por causa do uso do smartphone. O transito é atenção e fatores como esses podem provocar acidentes. A gente precisa alertar o quanto o trânsito pode trazer sofrimento às famílias”, complementou a professora, ao solicitar o envio de relatos e imagens sobre o assunto para o e-mail: emdefesadavida.ufal@gmail.com também até dia 25 ou trazer no dia do Ato.

A nossa ideia é solicitar que as pessoas nos enviem esse material, das vítimas de acidentes – fatais ou que ficaram com alguma sequela – para fazermos um monumento que será exposto no hall da Reitoria durante o Ato. Haverá uma torre de pneus, que serão colocados pneus de carros e caminhões onde iremos pintá-los de amarelo e os pneus serviriam como suporte para receber as fotos e depoimentos”, disse Ruth Vasconcelos.

Ela alerta para o critério do envio das informações para ajudar na composição do monumento. “Não queremos fotos de acidentes e sim de pessoas que perderam a vida por gestos de imprudência no trânsito. Queremos realçar a dimensão das perdas que poderiam ser evitáveis, preveníveis. Nossa ideia é, de fato, chamar atenção para a questão de que em um segundo você pode destruir a vida de alguém e a sua também porque quem se envolve no acidente também vive um trauma”, explicou a professora.

O monumento, no entanto, será itinerante e deverá ser exposto em vários espaços do Campus A.C. Simões, em Maceió.

Programação do Ato

Durante toda a terça-feira, 26, a 15ª edição do Ato Ufal em Defesa da Vida promoverá palestras e mesas-redondas acerca do tema escolhido. As duas serão realizadas no auditório da Reitoria, às 9h e às 14h. Pela manhã, a mesa será sobre O trânsito como um espaço de relações sociais: o respeito e a responsabilidade em defesa da vida; já na faixa da tarde, tem como tema O planejamento e a mobilidade urbana como fatores preventivos a violências, traumas e sequelas no trânsito. Veja os palestrantes na imagem acima.

Os participantes do evento ganharão certificados de até 8h e as inscrições podem ser feitas no local. Tais palestras estão relacionadas com a campanha #UfalNoMaioAmarelo, que promoveu, na última semana, reflexões sobre o trânsito no campus para toda a comunidade. O ato propõe, ainda, uma reflexão sobre as milhares de vítimas que tiveram suas vidas abreviadas decorrentes de atitudes violentas, intolerantes e inconsequentes nas ruas e estradas brasileiras e alagoanas.