Curso de Engenharia Civil da Ufal comemora 60 anos

Nessas seis décadas, o curso formou mais de dois mil engenheiros que atuam na academia e no mercado

25/05/2015 17h17
Coordenador do curso, Francisco Patrick, destaca avanços e desafios

Lenilda Luna - jornalista

O curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Alagoas completa 60 anos de existência e a celebração da data acontece nesta segunda-feira, 25, 18h30, na sede do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea). Durante a solenidade comemorativa, seis pessoas foram escolhidas para uma homenagem simbólica, representando toda a comunidade do curso.

A data comemorativa de criação do curso é 24 de maio. "O Colegiado do curso escolheu um representante de cada categoria: como professor atual, será Roberaldo Carvalho de Souza; representando os professores aposentados, Williams Soares Batista; na categoria ex-coordenador, o professor Eduardo Nobre Lajes; na categoria dos técnicos, foi escolhido Marcos Wanderlei; pelos discentes, o aluno José Roberto Tenório Filho; e dos egressos, escolhido o engenheiro Alex Gama de Santana", informou o coordenador do curso, Francisco Patrick Araújo Almeida.

Francisco Patrick destacou alguns momentos marcantes da trajetória do curso. Um deles foi quando da instalação no Campus A.C. Simões. "No período da criação, em 1955, a Engenharia Civil funcionava com outros cursos pioneiros da Ufal, na Praça Sinimbú, Centro de Maceió. A transferência para o campus no Tabuleiro aconteceu no início dos anos 1970. Essa mudança foi importante para estruturar o Centro de Tecnologia (Ctec) da Universidade", relatou o professor.

Outro momento que o coordenador destaca, para demonstrar coesão da comunidade acadêmica, foi quando o MEC convocou o primeiro "Provão", em 1996. "A minha turma de graduação foi a primeira a ser convocada para a avaliação, mas houve um boicote de 100%. Depois as avaliações mudaram e percebemos a importância delas. O curso passou a incentivar a participação", contou Francisco Patrick.

Atualmente, o curso está muito bem conceituado nas avaliações realizadas pelo Ministério da Educação. "Temos conceito 4 no Enade, numa escala que vai de 0 a 5. Em termos de notas dos alunos concluintes, estamos em 8º lugar no Brasil. Estamos avançando cada vez mais", garantiu o professor.

Neste período de comemoração, a coordenação do curso fez um levantamento do Departamento de Controle e Registro Acadêmico para saber quantos engenheiros foram formados pela Ufal desde a criação do curso. "Pelos dados de graduação, formamos 2.198 profissionais. Muitos deles se destacam no mercado de trabalho, na academia e na gestão pública, aqui no Estado, no país e também no exterior", garantiu o coordenador.

A Engenharia Civil forma os profissionais responsáveis pela elaboração de obras dos mais variados tipos, tanto na área urbana como na rural, buscando gerar progresso, praticidade e comodidade para os cidadãos. Os setores de infraestrutura, principalmente no setor público, demandam o serviço de engenheiros competentes e atualizados, para realização de grandes obras.

A formação de Engenheiros na Ufal foi ampliada com mais três cursos. Foram acrescentadas as engenharias Química, Ambiental e de Petróleo, no Campus A.C. Simões. No Campus do Sertão, são oferecidos ainda dois cursos de Engenharia: Civil e de Produção. "Temos o desafio de continuar crescendo e atingir um padrão de excelência que o mercado de trabalho exige, para que esses profissionais continuem se destacando em qualquer parte do país ou do exterior. Não vamos nos acomodar no que já conquistamos. Queremos avançar sempre!", ressaltou o coordenador de Engenharia Civil.