Comissão faz recomendações para otimizar processo de escolha da nova gestão da Ufal

Regras também se estendem ao segundo turno do pleito, caso não haja definição em 1º de julho

22/05/2015 11h01 - Atualizado em 22/05/2015 às 17h14
Reunião da Comissão eleitora, responsável pela condução da consulta à comunidade universitária para escolha do novo reitor da Ufal

Diana Monteiro – jornalista

Em sua rotina de trabalho à frente do processo de escolha para nova gestão da Universidade Federal de Alagoas, referente ao quadriênio 2015-1019, a Comissão Eleitoral define algumas recomendações para que sirvam de parâmetro para as chapas concorrentes no decorrer da campanha e no dia do pleito, 1º de julho. A consulta vai mobilizar mais de 35 mil pessoas entre servidores técnico-administrativos, docentes e estudantes, nos campi A.C. Simões, em Maceió, Arapiraca e do Sertão.

Como recomendações, foram definidas pela Comissão Eleitoral as seguintes: a campanha deverá se restringir à realização de palestras e debates, distribuição de impressos, bem como afixação de faixas e painéis, desde que não alterem ou danifiquem o patrimônio público; está proibida a utilização de equipamentos sonoros tais como, megafones e carros de som ou qualquer outro capaz de provocar ruídos, como por exemplo, apitos, foguetes e outros que possam interferir no andamento das atividades acadêmicas.

Estão também proibidas a promoção de shows ou eventos similares na área dos campi e a utilização de grupos, locais e externos, de entidades que sejam estranhos aos quadros da Ufal, durante o processo de campanha eleitoral e da consulta. O consumo de bebidas alcoólicas durante a campanha e no dia da apuração, assim como o transporte de eleitores em veículos com identificação dos candidatos, também foram proibidos.

A comissão eleitoral alerta que no dia da consulta, havendo a prática de “Boca de Urna”, ela deverá ser mantida a distância mínima de 100 metros dos locais de votação. As recomendações são também extensivas ao segundo turno do pleito, definido para 8 de julho.

Leia mais em: Comissão define regras sobre consulta para escolha do novo reitor da Ufal.