Centro de Educação inaugura laboratório de informática

Ação faz parte das comemorações pelo Dia do Pedagogo

19/05/2015 18h28

Mariana Madeiro – estudante de Relações Públicas

O Centro de Educação (Cedu) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promove, nesta quarta-feira, 20, às 17h, a inauguração do laboratório de informática em comemoração ao Dia do Pedagogo. A sala será entregue totalmente climatizada e com computadores novos que atenderão às demandas dos alunos dos cursos de Pedagogia e Educação Física.

A programação começa às 16h, com uma roda de conversa sobre o tema O Pedagogo e os Embates Atuais na Educação de Alagoascoordenada pelo professor Jorge Eduardo de Oliveira e representantes do Centro Acadêmico Paulo Freire. Após a inauguração do laboratório, haverá apresentação musical do rapper e aluno de Pedagogia, Fernando Rozendo.

O Pedagogo e seu Dia Nacional

O profissional da Pedagogia é responsável pela organização do sistema educacional e das instituições de ensino, da sistematização do tempo e do espaço educativo, das propostas pedagógicas e da gestão acadêmica. Nas escolas básicas é o professor responsável pelo ensino na Educação Infantil em creches, pré-escolas e no ensino fundamental.

O Dia Nacional do Pedagogo foi instituído por lei em 8 de janeiro deste ano, com o objetivo de reconhecer a importância desse profissional no sistema de educação do país. “Entendemos que a data comemorativa dá mais visibilidade, permite um diálogo mais frutífero com a sociedade e abre espaço para discussões acerca das problemáticas enfrentadas pela profissão”, destacou o coordenador do curso de Pedagogia, Eraldo Ferraz.

Em 2015, o curso, que foi um dos primeiros oferecidos pela Ufal, completa 60 anos de criação, tendo formado, em média, 85 alunos por ano. Atualmente, oferece programas de pós-graduação lato sensuque partem das demandas apresentadas pelas redes de ensino e são realizadas em parceria com o Ministério da Educação (MEC); e stricto sensu, que formam professores e pesquisadores para atuarem nas redes de ensino da Educação Básica e na Educação Superior.