1º Cipar consolida Ufal como referência em produção acadêmica do Estado

Evento acontece em Arapiraca, de 18 a 22 de maio, com inscritos de 90 municípios

15/05/2015 15h59 - Atualizado em 15/05/2015 às 16h41

Déborah Moraes – estudante de Jornalismo

O 1º Congresso de Inovação Pedagógica em Arapiraca (Cipar) acontece na próxima semana, entre os dias 18 e 22 de maio, no Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Porém, o projeto que começou com a intenção de recepcionar os estudantes que ingressam no curso de Pedagogia da unidade de ensino no 1º semestre de 2015, tomou proporções muito maiores.

A partir do planejamento coletivo dos professores do curso, da colaboração dos alunos, e das demandas apresentadas consideradas muito vastas para o que seria originalmente a 3ª edição do Encontro Pedagógico, ocorrido em outros semestres, acabou transformando-se num espaço mais amplo, onde os estudos sobre práticas pedagógicas inovadoras serão aprofundados.

Para a Ufal, a realização de um evento deste porte, que envolve estudantes e profissionais de 90 municípios dos estados do Acre, Amapá, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, consolida a instituição como referência local, estadual e nacional no campo das políticas educacionais e beneficia os estudantes de Pedagogia e demais licenciaturas, com a discussão fundamental, no contexto educacional brasileiro e, de forma mais especial, no agreste alagoano.

Sobre o evento

Com o enfoque Perspectivas atuais dos Profissional da Educação: Desafios e Possibilidades, o evento se propõe a desenvolver atividades capazes de inserir esses estudantes no contexto das discussões atuais sobre educação, englobando comunicações orais, apresentações de pôsteres, mesas redondas, mostras e debates sobre filmes, lançamento de livros, minicursos e conferências, além de fortalecer a identidade do pedagogo com a realização de atividades especiais em comemoração ao seu dia, 20 de maio, e do Campus Arapiraca, tendo em vista sua abrangência nos mais diversos espaços acadêmicos.

Sobre este ponto os professores Ivanderson Pereira, Maria Betânia Gomes e Rosemeire Marcedo, membros da comissão de registro e normatização do evento, fazem questão de ressaltar: “Arapiraca é referência para o agreste alagoano neste sentido [produção acadêmica] e congrega mais três pólos da Universidade em seu interior, um evento como o Cipar pode configurar-se em uma nova perspectiva de ampliação do debate acadêmico”.

Justamente por esse perfil, houve a necessidade de incorporar ao novo evento o já tradicional Seminário de Estágio da UfalCampus Arapiraca, que realizará sua 7º edição, mantendo o compromisso de possibilitar a reflexão a respeito das práticas pedagógicas oriundas do estágio supervisionado desenvolvido nos cursos de licenciatura. Para o professor Ivanderson Pereira, o mais importante é que esse evento e a grandiosidade que atingiu só é possível graças ao empenho e envolvimento de toda a equipe que faz o curso de Pedagogia, constituída por seus alunos e professores.

Mais informações no Site do Evento, pelo e-mail: ciparufal@gmail.com ou por meio dos telefones: (82) 9191-1108 ou (82) 9822-0044.