Pedagogo faz reflexão sobre o que precisa melhorar na Educação em Alagoas

Coordenador do curso de Pedagogia da Ufal, Eraldo Ferraz, avalia que é preciso investir na contratação de professores qualificados

27/04/2015 11h18 - Atualizado em 27/04/2015 às 18h51
Professor Eraldo Ferraz reflete sobre a Educação em Alagoas

Lenilda Luna - jornalista

Nesta terça-feira, 28 de abril, celebra-se o Dia da Educação. Apesar dos discursos dos gestores em todas as esferas serem unânimes em priorizar a educação como serviço fundamental para o desenvolvimento sócio-econômico, na prática, os índices das avaliações do ensino demonstram que ainda é preciso melhorar muito até chegar ao nível de qualidade estabelecido como meta pela Organização das Nações Unidas.

Em Alagoas, o último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) demonstrou que a educação pública ainda está longe da qualidade esperada e por isso não está formando adequadamente as crianças e jovens para o mercado de trabalho e para a atuação cidadã. Em 2014, o estado teve, pela segunda vez consecutiva, o pior Ideb do país em todos os níveis de ensino.

O coordenador do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), professor Eraldo Ferraz, avalia que, além dos investimentos em infraestrutura, é preciso contratar mais professores qualificados. "O grande desafio hoje na Educação é que os gestores entendam que investir nas escolas é importante para que as crianças e jovens possam ter alternativas que os afastem das drogas e da violência", ressalta Eraldo.

O educador considera que conquistar a qualidade da educação é um compromisso de toda a sociedade. "A Universidade tem um papel importante na formação de profissionais qualificados e dedicados ao ensino, mas a melhoria da educação exige a participação de gestores, pais, alunos, enfim, de toda a sociedade. Todos nós temos que ter a consciência de que a Educação é fundamental e temos que defender um ensino de qualidade", convoca Eraldo.

Outra questão que o professor faz questão de alertar é que atualmente, os alunos de Pedagogia e de Licenciaturas da Ufal estão assumindo as salas de aula como monitores a partir do 3º ou 4º período de curso. "Os universitários podem colaborar em sala de aula como estagiários que estão aprendendo a profissão, mas antes de concluir a formação, eles já estão assumindo o ensino-aprendizagem, como monitores, sem acompanhamento de um professor formado. É uma responsabilidade muito grande para quem ainda está se preparando", destaca o professor.

"Educar é muito mais do que transferir conteúdos"

Eraldo Ferraz defende que para melhorar as condições da Educação Pública em Alagoas é preciso fazer concurso público para contratação de professores. "Para que esse quadro melhore, antes de mais nada é preciso concurso. A seleção pública vai garantir a contratação de profissionais formados e qualificados. Um quadro precarizado vai refletir na formação do aluno de educação básica. Educar é muito mais do que transferir conteúdos", avalia.

Outra questão delicada apontada pelo professor é o combate á corrupção. "Os recursos para a Educação são sistematicamente desviados por gestores desonestos. Por isso vemos escolas com infraestrutura sem condições de receber alunos com o mínimo de conforto, e isso também se reflete no baixo rendimento em sala de aula. É preciso fortalecer os instrumentos de controle social sobre os recursos destinados à Educação," finaliza Eraldo Ferraz.