Ufal entrega certificados de Excelência Acadêmica

Trabalhos passaram por avaliadores internos e externos para comprovar a excelência da pesquisa

22/04/2015 18h13 - Atualizado em 22/04/2015 às 21h06
Ufal entrega certificados de Excelência Acadêmica

Dilson Fidelis – estudante de Jornalismo

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) comemorou conquistas de alunos e professores, em solenidade realizada na terça-feira (14), com a entrega de certificados de excelência acadêmica para 185 integrantes do Programas de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti). Os projetos foram avaliados por um comitê da Ufal e também por uma comissão externa de avaliadores indicados pelo CNPq.

A solenidade foi marcada pela alegria e satisfação da instituição com o crescimento e fortalecimento dos grupos de pesquisa na Ufal, reforçado pelas palavras da vice-reitora, Rachel Rocha. “É um momento, de fato, muito especial onde eu parabenizo e agradeço a presença dos senhores coordenadores dos projetos do Pibic e Pibiti e os estudantes que estão engajados nesse programa de iniciação tecnológica. Esse é um acontecimento que merece muita visibilidade e muita divulgação visto que mostra o esforço, não só da gestão, mas também dos professores e alunos que enxergam na pesquisa um diferencial do ensino superior. Todos os senhores que estão aqui refletem esse intuito da qualidade que a Universidade busca”, declarou.

Karina Ribeiro, coordenadora de pesquisa, ressaltou a dedicação dos alunos e professores nos trabalhos e parabenizou a qualidade de todos os trabalhos inscritos. “Todos os orientadores, bolsistas, colaboradores, que foram selecionados para a excelência acadêmica, estão de parabéns. Esse é um momento de muita alegria e de honra para nós que estamos podendo entregar esses certificados para vocês. O certificado é um reconhecimento do trabalho árduo, de muitas vezes difíceis com muitos obstáculos, mas que foram vencidos por vocês”, considerou.

Na ocasião, entregues os certificados de excelência acadêmica a 107 estudantes e 78 docentes participantes do Pibic 2014 e Pibiti 2014. Os projetos premiados foram avaliados durante o 24º Encontro de Iniciação Científica, realizado em novembro de 2014 e 7º seminário do programa institucional de bolsas de iniciação tecnológica. Atualmente, a Ufal tem 686 bolsistas que fazem parte do Pibic distribuídos em 420 projetos. Já das 62 bolsas do Pibiti, 32 é investimento direto da Ufal.

Além da vice-reitora Rachel Rocha e da coordenadora de pesquisa Karina Ribeiro, participaram da solenidade de entrega dos certificados a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Simoni Meneghetti; a coordenadora do Pibiti, Silvia Uchôa e as técnicas administrativas Berenice Pimentel e Madileide Oliveira Duarte.