Hipertensão arterial sistêmica é foco da Nutrifeira de abril

Além da tradicional feira de frutas, verduras e raízes, vários serviços foram oferecidos ao público

30/04/2015 10h25
A Multifeira acontece toda terceira terça-feira do mês, no Campus A. C. Simões

A Multifeira acontece toda terceira terça-feira do mês, no Campus A. C. Simões

Déborah Moraes e Pedro Barros – estudantes de Jornalismo 

A edição do mês de abril da Nutrifeira: desfrutar sabor e saúde, realizada nesta terça-feira (28), teve como foco a hipertensão arterial sistêmica (HAS). Além da já tradicional feira de frutas, verduras e raízes, diversas atividades alertavam os visitantes para a importância de se prevenir a doença. 

Seguindo o calendário do Ministério da Saúde, todas as edições do projeto, que acontece mensalmente, abordarão temáticas especiais até o fim deste ano. O tema escolhido fez referência ao Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial, comemorado no último domingo (26). 

Atividades físicas aeróbicas, sob a coordenação de professores e alunos do curso de Educação Física, foram destaque na feira. Os estudantes Marina Demas e Amphrízio Lisboa, bolsistas do projeto, falaram que a intenção é fortalecer cada vez mais essa parceria e destacar a importância de se conciliar prática esportiva e controle nutricional. 

A programação incluiu ainda avaliação antropométrica, educação nutricional, aferição de pressão arterial, distribuição de panfletos informativos e orientações a respeito da quantidade de sal equivalente ao sódio presente em produtos industrializados. A venda dos produtos ficou por conta dos feirantes da associação de moradores do Graciliano Ramos. 

Feirante e escritor 

Entre as barracas da Nutrifeira se destacava a do senhor Cícero Vieira Sampaio, onde entre as frutas que vendia, se podia encontrar uma mercadoria um pouco diferente, que não alimentava o corpo, mas o intelecto. 

Cícero publicou em 2010 o livro O olhar de um conselheiro - visão do usuário sobre a política de saúde do Estado de Alagoas e do Município de Maceió. "Na década de 90, participei do Conselho Estadual de Saúde, pela Federação das Associações de Moradores do Estadual de Alagoas [Famoal]. Lá defendi as políticas de saúdes pública do SUS. Nesse livro, eu conto minha trajetória. Em 2005, comecei a materializá-lo e, para isso, tive todo o apoio, além do Governo do Estado, do Núcleo de Saúde Pública [Nusp] da Ufal", contou. 

Cícero colocou o livro lançado em 2010, pela editora da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, entre suas laranjas e mamões. E, para os curiosos, ele prometeu estar aqui na próxima feira. Quando perguntada a respeito do que achou da iniciativa, a coordenadora do projeto Feijão com Arroz, que inclui a Nutrifeira, Sandra Vasconcelos, respondeu que a proposta é mesmo essa: "degustar sabor, saúde, cultura e informação", concluiu. 

A Nutrifeira: desfrutar sabor e saúde é vinculada ao projeto de extensão Feijão com Arroz: o dia a dia da alimentação saudável (FCA), do Laboratório de Nutrição em Cardiologia (Nutricardio), da Faculdade de Nutrição (Fanut), e acontece sempre na terceira terça-feira de cada mês, em frente à Tenda Cultural, no Campus A.C. Simões, em Maceió, a partir das 13h, e é aberta à comunidade em geral.