Espaço Cultural recebe 9ª Mostra de Cinema de Direitos Humanos

Aberta ao público, sessão acontece nesta terça-feira, 14, às 18h, no pátio do Espaço Cultural

13/04/2015 18h46 - Atualizado em 14/04/2015 às 19h15

Natália Oliveira - estudante de Jornalismo

Nesta terça-feira, 14, a partir das 18h, o projeto de extensão Cine Artpopular vai exibir dois filmes brasileiros participantes da 9ª Mostra de Cinema de Direitos Humanos no Hemisfério Sul, no Espaço Cultural Universitário, localizado na Praça Sinimbu. Os filmes serão exibidos com closed caption, o que possibilita o acesso de pessoas com deficiência auditiva, e também com audiodescrição para pessoas com deficiência visual. A sessão é de graça e aberta ao público.

Os filmes a serem exibidos são o curta-metragem O dia em que Dorival encarou a guarda, dos diretores Jorge Furtado e José Pedro Goulart, e o longa Cabra marcado pra morrer, do diretor Eduardo Coutinho. As duas produções abordam de diferentes maneiras fatos e narrativas que marcaram a segunda metade do século 20 no Brasil a partir do golpe de 1964. Os filmes datam da década de 1980 e fazem parte da Mostra Memória e Verdade, que busca discutir, a partir do cinema, a memória latente da Ditadura no Brasil.

Sobre a Mostra

A Mostra compõe uma das estratégias do Governo Federal para consolidação da cultura de respeito aos direitos humanos. Trata-se de uma política de educação fundamentada no reconhecimento da linguagem cinematográfica como instrumento efetivo na sensibilização para temas de direitos humanos.

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República em parceria com o Ministério da Cultura realizam a Mostra, que conta com a produção da Universidade Federal Fluminense (UFF), por meio do Departamento de Cinema e Vídeo. A 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul recebe ainda o apoio da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), Centro de Informação das Nações Unidas (UNIC-RIO), Centro Técnico Audiovisual (CTAv), Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), com o patrocínio da Petrobras e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O quê: 9ª Mostra de Cinema de Direitos Humanos no Hemisfério Sul

Quando: 14 de abril