Curso de Jornalismo lança revista laboratório Caleidoscópio

Publicação será trimestral e reúne textos e fotos produzidos por estudantes

23/04/2015 12h55 - Atualizado em 26/04/2015 às 16h13
Professores Sivaldo Pereira, Lídia Ramires e Nasson Neves com alunos dos cursos no lançamento da revista

Déborah Moraes - estudante de Jornalismo

O curso de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) lançou, na última semana, a revista laboratório Caleidoscópio, em cerimônia realizada no bloco do próprio curso, com a presença de alunos e professores. A publicação reúne trabalhos produzidos por estudantes e é resultado de disciplinas de jornalismo impresso.

A ideia da revista, que terá periodicidade trimestral, surgiu da disciplina de Edição em Mídia Impressa, lecionada pela professora Andréa Moreira. Ela e os alunos escolheram o nome para o projeto, desenvolvido durante o último semestre, e, hoje, a iniciativa conta com a editoria geral do professor Nasson Neves.

Ele explica que, inicialmente, a ideia era que fosse produzido um jornal, mas que por causa de um ‘novo caráter estrutural do jornalismo impresso’, optou-se pelo formato de revista, menor, de leitura mais fácil, que aborda uma realidade local, sem limitações quanto aos temas abordados, mas apostando em um jornalismo colaborativo, de dados e com maior emprego de recursos visuais, com foco em reportagens. “A intenção é trabalhar o texto subjetivo, indo além do lead. Com mais tempo para nos aprofundarmos nas questões abordadas, trazendo pesquisas e dados relevantes para os nossos leitores e deixando o factual para outro âmbito”, concluiu.

A edição de número zero, considerada ainda experimental, teve tiragem de mil exemplares, com impressão em preto e branco, que estão sendo distribuídas entre alunos e professores do curso, na Reitoria e Biblioteca da Universidade. A publicação servirá, agora, como objeto de análise do conselho editorial da revista, formado por professores do curso, para melhoramentos nas próximas publicações.

Já se sabe, contudo, que a edição de número um, prevista para junho deste ano, será maior, tendo 32 páginas. O projeto pretende envolver, além dos alunos das disciplinas de diagramação, ciências e tecnologias contemporâneas, edição em mídia impressa, fotojornalismo e oficinas de jornalismo impresso 1, 2 e 3, os estudantes de jornalismo cultural e jornalismo literário.

A Revista Caleidoscópio conta também com um site, onde podem ser vistas a versão online da revista, reportagens que não entraram na versão impressa, além de um portfólio de publicações do curso de jornalismo.