Conselho de Curadores da Ufal aprova seu novo regimento

Atuação marca importante etapa de trabalho voltado às ações da Universidade

30/04/2015 18h19 - Atualizado em 30/04/2015 às 18h34

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo e Diana Monteiro – jornalista

Sete membros titulares e seus respectivos suplentes. Essa é a formação do Conselho de Curadores (Cura) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), órgão superior que integra a Secretaria Executiva dos Conselhos Superiores (Secs). Dentre as funções desempenhadas, o Cura marca uma importante etapa de trabalho voltado às ações da Ufal: a aprovação do novo regimento Interno do órgão, em vigor desde dezembro de 2014.

Segundo os atuais conselheiros, o regimento estava desatualizado há mais de 20 anos e houve à necessidade de adequá-lo à realidade da instituição. José de Almeida Sá Filho, representante do segmento técnico-administrativo, destaca nesse contexto como um dos avanços do novo regimento a retirada do jeton (gratificação). “Os membros do Cura tinham direito a jeton, considerado ilegal por alguns setores e a sua retirada é um importante avanço. Com o atuante trabalho técnico realizado pela equipe conseguiu-se quebrar paradigmas fazendo com que o Conselho de Curadores tivesse seu real papel valorizado”, diz ele.

José de Almeida cita, também, um dos exemplos da atuação técnica do Cura: a efetivação do contrato com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), para gerir administrativamente o Hospital Universitário (HU). Coube ao Conselho à análise técnica minuciosa do citado contrato baseando-se na legislação em vigor. E aponta a importância do investimento em ações rotineiras.

No que se refere a parte tecnológica e de pessoal do HU, o contrato vem tendo um saldo bastante positivo, onde a maior beneficiada é a população. O investimento na área de tecnologia da informação, possibilita atualmente, acompanhar em tempo real o número das consultas realizadas diariamente no hospital conectada com a sede da Empresa em Brasília”, frisou José de Almeida.

Eleição para novos conselheiros

A eleição para o Conselho de Curadores (Cura) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que empossará membros para o biênio 2015-2017, está com nova data: será em 20 de maio, das 9h às 17h, nos campi A.C. Simões, em Maceió, Arapiraca e do Sertão. Para tanto, o prazo de inscrição das chapas referentes à categoria Docente também foi prorrogado até o dia 8 deste mês. Sete representantes serão eleitos e somente os segmentos docente e técnico-administrativo participam da eleição direta. Os demais são indicados por suas respectivas entidades.

Além de ser muito gratificante, fazer parte do Cura tem sido também um aprendizado… Então, eu espero que os futuros representantes deem continuidade ao trabalho compromissado, ético e isento desempenhado em conformidade com o Estatuto da Universidade Federal de Alagoas”, enfatizou José de Almeida.

Leia mais em: Eleição para Conselho de Curadores da Ufal tem nova data

E ainda: Conheça algumas atribuições do Conselho de Curadores da Ufal